Um princípio de incêndio em um ônibus escolar da rede municipal de educação de Palhoça assustou crianças e professores da escola Guilherme Wiethorn Filho, no Centro, por volta do meio-dia desta quinta-feira. Os alunos do ensino fundamental embarcavam no veículo quando o motorista sentiu cheiro de fumaça e evacuou o ônibus. Em seguida, as chamas atingiram o motor e a parte dianteira interna do veículo. Ninguém ficou ferido e o fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.
Continua depois da publicidade
A escola Guilherme Filho funcionava no bairro Bela Vista, mas há quatro anos foi realocada para o centro de Palhoça depois de ser interditada por problemas estruturais. Os alunos, em sua maioria residentes do Bela Vista, se deslocam diariamente em um ônibus da empresa Jotur até o prédio onde também funciona a Escola Técnica Bom Jesus.
Em nota, a empresa Jotur comunicou que um curto-circuito no motor de arranque do ônibus foi o responsável pelas labaredas. ¿Apesar de ter ocasionado algumas chamas, logo controladas por extintores e bombeiros, nenhum passageiro ficou ferido e o carro logo foi rebocado à garagem, voltando a circular normalmente nesta sexta-feira¿, diz a nota.
A Secretaria de Educação de Palhoça firmou um convênio com a Jotur dentro do Programa de Transporte Escolar para que a empresa transporte as crianças diariamente até o Centro. Segundo a pasta, a empresa cede ônibus para uso exclusivo no transporte dos alunos.
Continua depois da publicidade
Sobre o fato de a escola estar desativada há quatro anos, a Secretaria de Educação informa estar em fase de projeto de uma nova unidade no Bela Vista. O terreno para a construção já foi adquirido, mas a obra ainda não tem data para sair do papel.