Um dos principais eventos do mundo dos games, a E3 começa na semana que vem com apostas da Microsoft, sucesso de jogos como Mortal Kombat e Forza Horizon 2 e expectativa de retomada do protagonismo da Nintendo.

Continua depois da publicidade

A Electronic Entertainment Expo rola de 10 a 12 de junho em Los Angeles e funciona como uma plataforma para os fabricantes de jogos de videogame, editores e desenvolvedores para revelarem seus estandes de produtos para o próximo ano. Apesar de não se tratar mais da maior exposição anual – o título é do Gamescon, na Alemanha, que acontece em agosto -, continua sendo o evento-chave em termos de expectativa, burburinho no segmento e, nessa época, transformando a empolgação em pedidos de pré-encomendas.

A apresentação “Xbox: Game On” da Microsoft abre evento no dia 9 de junho, em Los Angeles, a partir das 13h30min (horário de Brasilia). Tudo será transmitido ao vivo pela internet e por meio de consoles Xbox ou pela Spike TV. O pré-show começa às 13h com uma seleção de prévias, encontros com desenvolvedores e celebridades convidadas, cujo papel é aumentar a associação aspiracional com o Xbox One.

O principal evento da companhia, promovido pelo novo gerente da divisão Xbox, Phil Spencer, deve se concentrar na produção de jogos com filmes, TV e música. A franquia Halo também fará parte da apresentação; Bonnie Ross, da série 343 Industries, participará de uma sessão de perguntas e respostas após o show.

Halo 5: Guardians já foi anunciado para o final de 2015, o que significa que a Microsoft deseja oferecer novas ações de tiro em primeira pessoa antes disso – e não apenas atualizações para o bem recebido Titanfall, lançado em marco.

Continua depois da publicidade

Felizmente, a Microsoft vem aproveitando uma longa fase de campanhas promocionais com a franquia Call of Duty, jogo que tem vários packs de expansão lançados primeiro no Xbox e só depois no PlayStation e nos PCs. Call of Duty: Advanced Warfare tem lançamento marcado para 4 de novembro e sua distribuidora, a Activision, novamente deve mostrar algumas situações de jogo enquanto a Microsoft estiver no palco.

O vibrante game multiplayer Sunset Overdrive, da Century City, antigo estúdio afiliado à Sony e responsável pelos títulos Resistance e Ratchet & Clank, deve ganhar destaque na apresentação. Além disso, haverá um evento de inauguração nas lojas Century City no dia 11 de junho.

Os jogos de corrida vêm sendo historicamente importantes para a Microsoft, desde que Forza Motorsport foi apresentado em 2005 como um forte rival do Gran Turismo. Forza Horizon 2 foi anunciado na semana que antecede a E3 como um título para Xbox 360 e Xbox One, com previsão de lançamento para o final de 2014, preenchendo a exigência de ser um game de corrida exclusiva para a plataforma. Forza Horizon 2, ao lado da clássica série de jogos de luta Mortal Kombat e da muito aguardada sequência de Homefront, lidera a lista de estreias de jogos antes do E3.

Forza Horizon 2 é baseado no primeiro jogo de 2012 da spin-off da série Forza Motorsport e aposta em sensibilidades festivas e direção permitida em todos os espaços – e está sendo desenvolvido no Xbox pelo especialista em jogos de corrida Playground Games. Dessa vez, o jogo – que deve ser lançado até o final do ano – se passa no sul da Europa.

Continua depois da publicidade

O jogo Mortal Kombat X será lançado no PlayStation 4, Xbox One, PC, Xbox 360 e PS3 em 2015, oferecendo aspectos offline e online que se juntam uns aos outros e uma customização aumentada dos estilos de luta de cada personagem predefinido na lista. Já Homefront: The Revolution é a sequência do Homefront de 2011, muito aguardado não apenas devido à tentativa de seu ancestral – muito ambiciosa – de inovar nas expectativas estabelecidas pela série Call of Duty, mas também devido à reputação do estúdio que está por trás do jogo, a Crytek UK. Em sua vida passada como Free Radical Design, o estúdio ganhou um reconhecimento quase universal dos críticos por conta do jogo de PS2 TimeSplitters, e estava trabalhando em Star Wars: Battlefront III, que acabou sendo cancelado no final dos anos 2000.

Vários estreantes da E3, mesmo que não tenham lançamentos previstos para 2014, podem se beneficiar da apresentação, incluindo a suíte Project Spark, lançada no ano passado e hoje disponível em versão beta para PC e Xbox One, e o enigmático D4, do mestre de jogos lado B como Deadly Premonition, que presta homenagem a Twin Peaks. Outros lançamentos exclusivos do console incluem Disney’s Fantasia: Music Evolved e Cobalt, que está sendo distribuída pela Mojang, empresa desenvolvedora do Minecraft.

Mario Kart 8 bate recorde e renova esperanças da Nintendo

Mario Kart 8 se tornou o título com vendas mais rápidas do Wii U, graças a 1,2 milhão de cópias vendidas registradas desde seu lançamento em 30 de maio, anunciou a filial inglesa da Nintendo no Twitter.

A oitava etapa de Mario Kart segue os passos de seus irmãos mais velhos. Para sua chegada no Wii U, a franquia obteve sucesso mais uma vez passando da marca do 1 milhão de unidades comercializadas em poucos dias. Um feito enorme, pois sabemos que a Nintendo vendeu no total no mundo 6,15 milhões de exemplares de seu último console doméstico. Uma boa notícia para a Nintendo, portanto, já que a empresa vem perdendo seu charme nos últimos tempos perante os jogadores no mundo todo. A firma japonesa deve participar da E3 de maneira mais serena e dar mais destaque a seu próximo grande sucesso em potencial, o Super Smash Bros.

Continua depois da publicidade

* AFP Relax News