A expectativa da Prefeitura de Joinville é de que no segundo semestre deste ano avance o encaminhamento das intervenções no Eixo-Boa Vista, outro lote do PAC Mobilidade, que projeta melhorias para 55 quilômetros de ruas onde circulam ônibus do transporte coletivo da cidade. O financiamento total de R$ 105 milhões já promoveu a requalificação de parte da rua São Paulo e deve ter obras iniciadas em breve na rua Blumenau, além de prever intervenções em dezenas de vias joinvilenses.

Continua depois da publicidade

A perspectiva de avanço surge porque a proposta está em projeto executivo na Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Na região, a intenção é implantar corredor de ônibus numa extensão de 8,5 quilômetros nas ruas Helmut Fallgatter, Aubé e Albano Schmidt. É planejado ainda que as atuais ciclofaixas sejam instaladas em espaço adicional nas calçadas, a serem ampliadas em um metro, o que vai possibilitar o uso compartilhado.

A segunda etapa de requalificação da rua São Paulo, assim como as mudanças previstas nas ruas Santa Catarina e João Colin estão em fase de desenho geométrico na Sepud, uma etapa anterior ao Eixo-Boa Vista que deve começar neste ano. Um indicativo de que estas devem ser as próximas ruas cujos projetos sairão em breve do papel.

— Essas primeiras ruas que estamos priorizando levam em conta dois critérios: o transporte público – com remodelagem e criação desses novos corredores exclusivos – e a possibilidade de financiar com os recursos que estão previstos no PAC — sinaliza Danilo Conti.

— Nessas intervenções o impacto para a mobilidade é fortíssimo. As obras da rua São Paulo e no bairro Boa Vista são modelos exemplares, porque tratam todo mundo, o pedestre, o ciclista, o transporte público e o transporte individual — conclui.

Continua depois da publicidade