A filha de um dos mais poderosos sultões da Malásia se casou nesta segunda-feira (14) com o noivo holandês, em uma cerimônia tradicional que deu início a uma jornada de suntuosos festejos neste país de maioria muçulmana do Sudeste Asiático.

Continua depois da publicidade

A princesa Tunku Tun Aminah Sultan Ibrahim, de 31 anos, filha única do sultão de Johor, e Dennis Muhammad Abdullah, um holandês de 28 anos, selaram sua união após mais de três anos de noivado.

O holandês, que trabalha em uma empresa de empreendimentos imobiliários, chamava-se Dennis Verbaas antes de adotar um nome muçulmano quando se converteu ao Islã em 2015.

A cerimônia aconteceu em um dos palácios do sultão em Johor Bahru, capital do estado regional de Johor (sul), na presença de familiares e amigos.

Continua depois da publicidade

À tarde, está prevista uma luxuosa recepção para cerca de 1.200 convidados. O evento será transmitido em um telão instalado em um parque da cidade para que a população possa acompanhar.

A Malásia tem uma tradição real única. O país muda de rei a cada cinco anos, segundo um sistema instaurado após sua independência da Grã-Bretanha em 1957. Assim, os sultões dos nove estados regionais assumem de modo alternado essa função essencialmente simbólica.

O sultão Muhammad V, de 47 anos, um monarca relativamente jovem do estado de Kelantan (norte), ocupa o trono desde dezembro.

Continua depois da publicidade

jms-sr/bfi/lch/acc.zm/tt

* AFP