Pouco a pouco o espaço destinado ao 36º Festival de Dança de Joinville, que começa nesta terça-feira (17), no Centreventos Cau Hansen, ganha a presença de bailarinos e participantes do evento. O credenciamento dos cerca de sete mil inscritos começou no final de semana e desde então, o local se tornou ponto de chegada para os grupos e bailarinos individuais que desembarcam em Joinville na véspera do Festival.

Continua depois da publicidade

Vindos de 17 estados brasileiros, do Distrito Federal e do Paraguai e Estados Unidos, o público vem em busca de especialização em dança nos mais de 90 cursos ofertados, além de encarar o palco do maior festival de dança do mundo nos espetáculos abertos e nas competições de Meia Ponta e Mostra Competitiva. Ao todo, serão cerca de 240 horas de apresentações em sete gêneros de dança, nos doze dias de evento.

No início da tarde desta segunda-feira (16), quando os estandes da Feira da Sapatilha ainda eram montados, logo ao lado eram formadas filas de crianças, jovens e adultos tanto na bilheteria quanto na sala de credenciamentos. Já no espaço de convivência, os primeiros grupos de fora a chegar trocavam ideias e aproveitavam para descansar depois de longas horas de viagem até a Capital Nacional da Dança. Conheça alguns deles:

De Arapongas (PR), seis bailarinas da escola Adágio Ballet & Fitness enfrentaram nove horas de viagem rumo à Joinville com o objetivo de participar das oficinas.

Pela 12ª vez a Cia de Ballet Tathiana Orite, de São Paulo (SP), inscreve bailarinos para o evento. Desta vez, 16 alunos da escola vão apresentar 20 coreografias nos Palcos Abertos e uma na Mostra Competitiva. “A vivência com outros alunos e professores é o diferencial do Festival”, aponta Tathiana Orite – líder do grupo.

Continua depois da publicidade

Parte do grupo formado por cerca de 20 pessoas de Garibaldi (RS) aproveitou à tarde para conhecer a área de integração dos bailarinos, depois de 12 horas de percurso. A delegação é de pais e bailarinos de Balé Clássico da Escola de Ballet Sabrina Castilha, inscritos nas atividades do evento.

A Cia de Dança Adriana Silva, de Apucarana (PR), trouxe uma delegação de 12 pessoas para a cidade em busca de aprendizado. Os alunos, que têm entre 15 e 23 anos, participam dos cursos de Balé Avançado; Jazz e Balé Intermediário, até o próximo dia 22 de julho. “A sensação de estar na Cidade da Dança é incrível, estou realizando um sonho”, destaca Rafaela Wessel, estudante de Balé e Jazz na companhia.