O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai resgatar brasileiros no Líbano deve pousar na capital Beirute nesta sexta-feira (4), por volta das 16h no horário local (10h em Brasília). O anúncio foi feito no fim da tarde desta quinta-feira (3) pelo governo federal. As informações são do portal g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O avião deve chegar ao Brasil no sábado (5), às 8h, no aeroporto de Guarulhos. O resgate ocorre para trazer de volta ao país brasileiros que estão no território do Líbano que tem sido alvo de ataques de Israel. A ofensiva tem sido encarada como uma resposta do país do presidente Benjamin Netanyahu contra o grupo extremista Hezbollah.
A aeronave é do modelo KC-30 e está em Lisboa, no Portugal. A operação ainda depende das negociações internacionais. O avião deixou a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quarta-feira (2) e chegou a Portugal na manhã do mesmo dia.
Primeiro voo deve priorizar idosos, mulheres e crianças
A previsão é que este primeiro voo resgate 220 brasileiros do território libanês alvo dos ataques de Israel.
A prioridade deve ser dada a idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidade de assistência médica. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, explicou os critérios:
Continua depois da publicidade
— Primeiros brasileiros não residentes, depois brasileiros residentes. E, dentro dessas categorias, são estabelecidos por lei, idosos, gestantes, crianças, pessoas com deficiência e doentes de toda forma.
Segundo o portal g1, uma fonte do Itamaraty revelou que quase 3 mil pessoas manifestaram intenção de voltar ao Brasil. A maioria é formada por moradores do Vale do Bekaa e da capital, Beirute. A estimativa é que o Brasil tenha capacidade para buscar 500 pessoas por semana no Líbano.
Até o momento os membros do Itamaraty sustentam que aqueles que têm capacidade financeira deveriam tentar embarcar em voo comercial. Os que não puderem devem entrar na lista de repatriados do governo brasileiro.
Leia também
SC deve registrar 3.860 novos casos de câncer de mama em 2024
Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em outubro, salários e prazo de inscrição
NSC TV faz debates com candidatos a prefeito de cinco cidades de SC