O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou que o primeiro voo de resgate dos brasileiros em Israel decolou de Tel Aviv nesta terça-feira (10) com 211 passageiros. O avião deverá pousar em Brasília no início da madrugada de quarta-feira (11). Segundo o MRE, mais cinco voos de repatriação estão previstos até domingo (15).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Já foi consolidada a lista de passageiros do segundo voo de repatriação, que, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Brasília a caminho de Israel na segunda-feira (9) às 16h20, transportando cinco profissionais de saúde (dois médicos, dois enfermeiros e um psicólogo) para auxiliar no resgate. Na composição dessa lista, deu-se prioridade a brasileiros não-residentes em Israel, e que não possuem passagem de retorno.
O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a importância da missão:
— Quando falamos em reintegrar pessoas, estamos falando também de um objeto ligado à soberania. A reintegração nacional é uma missão característica da Força Aérea e nos sentimos muito orgulhosos de cooperar neste momento difícil.
Continua depois da publicidade
A Embaixada em Tel Aviv continua recebendo, por meio de formulário online, os dados de brasileiros interessados em repatriação.
Quem são os brasileiros mortos em Israel após ataque terrorista
Com relação aos brasileiros que estão na Faixa de Gaza, o Governo do Brasil está agindo através de seus representantes em Ramala e no Cairo para garantir a segurança e assistência aos cidadãos. As autoridades estão verificando a possibilidade da passagem segura para o Egito dos brasileiros interessados em serem retirados da Faixa de Gaza.
Em nota, o Ministério anuncia: “O Escritório de Representação em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo”.
Governo pretende repatriar 900 brasileiros de Israel
O Governo do Brasil pretende retirar 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina até sábado (14), informou o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, conforme divulgado pela Agência Brasil.
Continua depois da publicidade
Segundo o Itamaraty, serão repatriados primeiramente os moradores do Brasil, ou os que não tem passagem de volta. Mais de 1,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil, em razão do conflito. A maioria são turistas que estão em Israel.
Prefeito de Laguna consegue sair de Israel e volta ao Brasil: “tivemos que fugir de mísseis”
Conflitos entre Israel e Hamas
Ao menos 1.800 pessoas já morreram desde o início do conflito, além de prédios, casas e espaços públicos destruídos. A guerra começou no último sábado (7), quando um ataque surpresa do grupo extremista islâmico Hamas, que controla a região da Faixa de Gaza, invadiu, sequestrou e assassinou civis em Israel. De acordo com o balanço oficial, o confronto já é o mais mortal no território desde 2008.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
VÍDEO: Catarinenses relatam drama em meio à guerra entre Israel e Hamas
Brasil monta operação para repatriar cidadãos de guerra entre Israel e Hamas