A previsão é de que até o fim deste ano a BR-470 tenha seus primeiros quilômetros duplicados. Segundo o engenheiro Huri Alexandre, que responde pela área de Engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), curiosamente o lote 2 – considerado o mais complexo do ponto de vista da engenharia devido ao solo argiloso e difícil assentamento das novas pistas – pode ser o primeiro a ter parte finalizada em 2015.
Continua depois da publicidade
– A liberação será progressiva, conforme as frentes de obras forem sendo significativas. Acredito que o lote 2 seja o mais rápido, pois a interferência urbana é menor naquele local. Este ano com certeza teremos alguns quilômetros duplicados, mas sem o cronograma atualizado não podemos dizer qual será o primeiro ponto – conta.
Leia mais
Continua depois da publicidade
:: Desapropriação de 55 imóveis da BR-470 será em fevereiro
:: Obras são retomadas em dois lotes da BR-470
O engenheiro aguarda uma reunião na segunda quinzena do mês com as empresas que executam as obras na rodovia federal e outros técnicos do DNIT para avaliar o que foi feito até agora nos 73,2 quilômetros que serão duplicados entre Navegantes e Indaial e para ter mais detalhes do quanto os trabalhos vão avançar ao longo dos próximos meses.
O Consórcio Ivaí/Setep, responsável pelos 26,3 quilômetros do lote 2, entre Ilhota e Gaspar, retomou os trabalhos no dia 5 de janeiro. As operações haviam sido suspensas em 19 dezembro a pedido do DNIT para não prejudicar o trânsito no período de férias de fim de ano.
Clique e confira o andamento das obras
Com a retomada dos trabalhos observa-se o vaivém de máquinas, tratores e operários empenhados na extração de areia, demarcação e terraplanagem da pista em duplicação entre Ilhota e o trevo de acesso a Gaspar. É neste mesmo trecho que os motoristas podem ver uma manta plástica e porosa e por cima uma camada de areia, que serve para drenar o solo.
Continua depois da publicidade