Há exatos 20 anos o primeiro transplante de fígado era feito em Santa Catarina, no Hospital Santa Isabel de Blumenau. Desde aquele 18 de agosto de 2002 foram 1.579 cirurgias do tipo na cidade, todas na mesma unidade de saúde.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba notícias de todo o Vale do Itajaí por WhatsApp
O primeiro transplantado catarinense tinha cirrose alcoólica e viveu muito bem, segundo a equipe médica, até 2020, quando morreu vítima de Covid-19.
— Foi uma sobrevida excelente para ele: 18 anos. Isso reflete nossos cuidados hospitalares e tudo que fazemos nessa jornada do paciente pelo transplante — avalia Maíra Silva de Godoy, médica hepatologista e chefe do Serviço de Transplante Hepático do HSI.
A partir de 2012, o Hospital Santa Isabel teve aumento considerável no número de transplantes por ano, destacando-se no cenário nacional, consolidando a referência em transplante de fígado. O Serviço de Transplantes do Hospital Santa Isabel atende 293 municípios de Santa Catarina e outros estados do Brasil com transplantes de coração, córnea, rim, fígado, pâncreas, rim-pâncreas e pâncreas isolado.
Continua depois da publicidade
A médica conta que a equipe da instituição é a mais atuante no Estado, com média de 90 a 100 transplantes por ano. Agora, o hospital trabalha na construção do novo Ambulatório de Transplantes.
— O prédio vai ampliar e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes transplantados — comemora Maíra.
Pioneirismo e referência em Santa Catarina
Segundo dados do relatório da SC Transplantes (Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina), o Hospital Santa Isabel foi a terceira instituição que mais notificou e doou múltiplos órgãos no estado de Santa Catarina em 2022 (dados até junho).
Além disso, o HSI obtém números importantes em outras modalidades de transplantes, sendo a instituição que realizou mais transplantes de rim de doador falecido no estado (76). O HSI é a única instituição catarinense que realizou transplante de rim com doador vivo, sendo 6 operações.
Continua depois da publicidade
Também é a única que realizou transplante de rim/pâncreas no estado, num total de 5 procedimentos. O Hospital Santa Isabel é o único de Santa Catarina que realizou transplante de coração até junho de 2022, sendo três.
Leia também
Transplante de rim de porco para humano é realizado pela primeira vez com sucesso
Mais de 20 tubarões foram vistos em Balneário Camboriú desde agosto