O homem que foi o primeiro paciente a receber um transplante de um rim de porco geneticamente modificado morreu neste sábado (11) nos Estados Unidos, dois meses após a cirurgia. A morte foi confirmada pelo hospital em que o procedimento foi feito e pela família do homem. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O paciente era Richard Slayman, de 62 anos. O transplante do rim foi feito no dia 16 de março, em uma cirurgia no Hospital Geral de Massachusetts que contou com a participação de um médico brasileiro.
A equipe de cirurgiões previa que o rim de porco duraria ao menos dois anos. O comunicado emitido pelo hospital, em que a equipe médica lamenta a morte, afirma que não há indícios de que ele morrue por conta do transplante.
Após receber o transplante, Richard comemorou no que foi descrito por ele como um momento desejado por muitos anos. “Agora, é uma realidade e um dos momentos mais felizes da minha vida”, escreveu em uma publicação.
Continua depois da publicidade
Ele foi o primeiro ser humano vivo a receber um rim de porco, já que o transplante havia sido feito anteriormente de forma temporária para doadores em morte cerebral. Outros dois homens receberam transplantes de corações de porcos, porém ambos morreram meses após os procedimentos.
A família dele agradeceu aos médicos envolvidos na cirurgia em um comunicado. “Seus enormes esforços liderando o xenotransplante deram à nossa família mais sete semanas com Rick, e as lembranças feitas durante esse tempo permanecerão em nossas mentes e em nossos corações. Rick alcançou esse objetivo e sua esperança e otimismo permanecerão para sempre”, afirmaram os familiares.
Richard tinha doença renal em estágio avançado, diabetes tipo 2 e hipertensão. De acordo com os médicos, ele realizava diálise há sete anos.
Em 2018, ele havia realizado em transplante de rim no hospital em Massachusetts. Porém, o órgão começou a apresentar sinais de falha, e ele precisou retornar para a hemodiálise. A sugestão do transplante de rim de porco por parte dos médicos veio após complicações na diálise.
Continua depois da publicidade
Pesquisa de xenotransplante
O termo xenotransplante é utilizado para se referir ao tratamento com células, tecidos ou órgãos de animais em humanos. Porcos foram modificados para que os órgãos sejam mais semelhantes aos humanos e tenham menor rejeição, problema que era inicialmente enfrentado nas pesquisas.
A cirurgia de Richard foi feita após aprovação técnica do Food and Drug Administration (FDA), ou Administração de Alimentos e Medicamentos, em português. O médico brasileiro que realizou o procedimento é envolvido em pesquisas que estudam a compreensão dos mecanismos de regulação imunológica, assim como o desenvolvimento de terapias para que órgãos transplantados tenham maior tolerância.
Leia também
Narrador esportivo Silvio Luiz volta a ser internado e está na UTI
Homem fica hospitalizado por 50 anos na Escócia sem estar doente