O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, baleado nesta quarta-feira (15), está em estado crítico e corre risco de vida, conforme informou o ministro do Interior eslovaco Matúš Šutaj-Eštok. O primeiro-ministro estava na cidade Handlová, a 190 quilômetros da capital, Bratislava, quando foi atingido, segundo apuração do g1.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

Fico foi levado de helicóptero a um hospital da capital eslovaca. Ele foi alvejado por um homem de 71 anos, que disparou cinco tiros na direção do político. O ministro da Defesa do país, Robert Kalinak, disse que os médicos estão lutando pela vida do primeiro-ministro.

Os tiros atingiram vários órgãos do premiê, que precisou passar por uma longa cirurgia, disse o ministro do Trabalho, Erik Tomáš, a uma TV local. Fico saía de uma reunião e foi cumprimentar um pequeno grupo de pessoas. Um homem sacou uma arma e fez os disparos. O governo informou que o primeiro-ministro foi atingido no abdômen e no braço.

Segundo a imprensa local, paramédicos disseram que Fico estava consciente durante o trajeto de helicóptero. Seguranças prenderam o autor dos disparos.

Continua depois da publicidade

O site de notícias eslovaco Aktuality afirmou que o grupo era pequeno e nenhuma das pessoas vaiava ou gritava palavras de ordem contra o governo. O idoso que fez os disparos, no entanto, tinha em mãos um cartaz contra o premiê.

Quem é o autor dos disparos

A imprensa eslovaca apurou que o atirador era um ex-segurança de um shopping center e membro da Sociedade Eslovaca de Escritores. O Aktuality também afirmou que o idoso já fez publicações contra imigrantes e pró-Rússia nas redes sociais.

O filho do suspeito disse à imprensa local que o pai tinha licença para posse de armas, mas afirmou estar “em choque” com o ataque.

— Não tenho absolutamente nenhuma ideia do que meu pai pretendia, o que ele planejou, o que aconteceu — disse.

Continua depois da publicidade

Governo brasileiro emite nota

O governo brasileiro emitiu uma nota sobre o ataque:

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, do atentado ocorrido hoje, 15 de maio, contra o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico.
Ao reiterar seu firme repúdio a qualquer ato de violência política, o Brasil faz votos pela pronta recuperação do primeiro-ministro Fico e manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo da Eslováquia.”

Leia também

Paulo Pimenta será ministro extraordinário pela reconstrução do Rio Grande do Sul

Quem é Magda Chambriard, engenheira que deve ser a nova presidente da Petrobras