No momento em que o nome de Iago Henrique Carvalho Ribas Andrade foi anunciado, gritos e aplausos ecoaram na Sala dos Conselhos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O jovem curitibano — mas de alma manezinha — foi o primeiro colocado geral no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC, divulgado nesta quinta-feira (11). Para ele, o acolhimento dos amigos e a confiança são fundamentais na hora da preparação para a prova.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
— Eu fiquei muito feliz porque foi o ano que eu mais estudei. Eu estudava 12 horas por dia, geralmente com intervalos lógico, mas foi o que eu mais estudei e ainda foi o ano mais feliz da minha vida, porque eu tive um grupo de amigos muito acolhedores, professores que me acolheram, a equipe pedagógica do AZ que me acolheu, então o saldo final é de muita felicidade e muita gratidão — conta.
Quem são os novos calouros da UFSC, IFSC e IFC? Veja a lista de aprovados no Vestibular Unificado
Natural de Curitiba, Iago, de 20 anos, mora desde 2015 em Florianópolis. Ele conta que o sonho de cursar Medicina surgiu ainda criança ao se apaixonar pela área de ciências da natureza.
Continua depois da publicidade
— Para mim sempre foi uma paixão física, química, biologia, só que com uma preferência evidente para biologia. Eu sempre amei ver programas de natureza e hospitais e quando eu tive a oportunidade de estudar o corpo humano na escola aí virou a chave, que é Medicina mesmo que eu quero. E é muito massa que agora está concretizado. Foram muitos anos de trabalho. Desde o sexto ano que eu me dedico, estudo com vontade, com entrega, e ver esse resultado agora se concretizar, em primeiro lugar, tudo ainda é muito bacana — explica.
Antes de garantir o primeiro lugar, no entanto, Iago tentou outras duas vezes, mas nunca conseguiu atingir o objeto. Porém, após conseguir uma bolsa de estudos em um curso pré-vestibular, viu a vida mudar completamente no último ano. Além de intensificar a rotina de estudos, o apoio da família também foi fundamental durante a preparação.
E o resultado não podia ser mais satisfatório: o futuro médico acertou 91,36% da prova, garantiu o primeiro lugar na classificação geral e a vaga no curso de Medicina. Para os futuros vestibulandos, a dica principal é o foco.
— É a união de direcionamento e muito comprometimento, porque você tem que se entregar. É uma coisa que tem que vir de você: a entrega, a vontade… Se não, você não alcança. Eu recomendo, por experiência própria, porque é muito desgastante os anos que você tenta e não vai, e aí desgasta, perde confiança, é difícil demais. Então acho muito importante, para quem quer buscar o resultado, um apoio e um direcionamento para que junto com seu esforço atire seu objetivo e possa realizar esse sonho — finaliza.
Continua depois da publicidade
“Não esperava nem um pouco”
A gaúcha Maria Eduarda Pereira Soarez, de 19 anos, também não acreditou no resultado assim que o nome foi anunciado. A estudante ficou em primeiro lugar entre os aprovados de escola pública e, agora, se prepara para realizar o sonho de infância: estudar Medicina.
— Eu me preparei esse ano inteiro. Foi meu primeiro ano de cursinho e eu estou muito feliz. Foi muito esforço, não esperava nem um pouco. Nós ficamos incrédulos. Até sair o resultado a gente não sabe mesmo, fica muito ansioso — conta.
Esta foi a segunda vez que Maria Eduarda, que é de Porto Alegre, fez a prova. Agora, ela já se organiza para a mudança de vida que deve fazer nas próximas semanas.
— Desde pequena eu sempre tive uma intuição que eu queria Medicina, era uma coisa muito certa. E agora estou muito ansiosa para que comece logo — explica.
Continua depois da publicidade
“Vitória absurda”, diz mãe de aprovada
O corpo cheio de tinta e o sorriso no rosto não escondem a felicidade que foi a aprovação de Luana Zimmermann Rohde, de 22 anos, no vestibular. Natural de Florianópolis, a jovem garantiu o 6º lugar na classificação geral e a entrada no curso de Medicina após tentar por três anos.
— Minha jornada foi um pouco conturbada. Tentei três anos e aí eu fiz um ano de particular, tranquei a faculdade pra tentar de novo [a pública] e agora consegui. Eu estou muito feliz — relata.
Para Isabel Cristina Pires, mãe da estudante, o resultado encerra um capítulo da luta para garantir o sonho da filha.
— Foi uma vitória absurda, eu estou muito emocionada. Depois de tentar vestibular numa pandemia, pagar um ano de faculdade de Medicina particular… Lembro que em novembro de 2022 ela chorou e me pediu pra trancar a faculdade, e tentar mais um ano de vestibular e agora ela conseguiu. É incrível, é uma emoção indescritível — pontua.
Continua depois da publicidade
A cerimônia de divulgação da primeira chamada ocorreu às 10h, na Sala dos Conselhos, no campus da UFSC, em Florianópolis. Além da lista de aprovados, 20 candidatos foram homenageados: os cinco primeiros colocados das três instituições de ensino superior e os cinco primeiros colocados oriundos de escolas públicas. A lista oficial pode ser consultado no site oficial.
Veja imagens da divulgação
Confira os primeiros cinco colocados
Escola pública
- 1° lugar: Maria Eduarda Pereira Soarez
- 2° lugar: Valentina Fontana Isoppo
- 3° lugar: João Lucas Rovani Carvalho
- 4° lugar: Gabriela Soares Maggioni
- 5º lugar: Juliana Rosset dos Santos
Instituto Federal Catarinense – IFC
- 1° lugar: Cecilia Wiegers dos Reis – Medicina Veterinária
- 2° lugar: Abner da Costa Barros Pacheco – Agronomia
- 3° lugar: Efraim Calebe Mertens – Engenharia Elétrica
- 4° lugar: João Vitor Fantoni – Engenharia Elétrica
- 5° lugar: Gabriela de Matos Silva – Medicina Veterinária
Continua depois da publicidade
Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC
- 1° lugar: Uriel Pacheco de Souza – Engenharia Elétrica
- 2° lugar: Vidomar Silva Filho – Engenharia Civil
- 3° lugar: Vinicius Souza Corbellini – Ciência da Computação
- 4° lugar: Herick Andrei de Carvalho – Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- 5° lugar: Yuri Carvalho Mattos – Engenharia Mecatrônica
Professor de 61 anos garante segundo lugar em vestibular de SC: “Fui lá e dei o melhor”
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (classificação geral)
- 1° lugar: Iago Henrique Carvalho Ribas Andrade – Medicina
- 2° lugar: Marina Isadora de Andrade Lemos – Medicina
- 3° lugar: Arthur Marcelino Klein – Medicina
- 4° lugar: Rafael Ritter Dal Pizzol – Medicina
- 5° lugar: Liris Besen Wolniewicz – Medicina
Leia também
Entenda por que o mar da Ilha do Campeche, em Florianópolis, é tão cristalino
Ilha do Campeche: tudo o que você precisa saber para visitar o “Caribe Catarinense”
PUBLICIDADE
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC