O litoral de Santa Catarina tem 73,95% dos pontos onde o banho de mar está liberado, conforme o último relatório de balneabilidade da primavera, divulgado nessa sexta-feira (20). O verão começou às 6h20min deste sábado (21) e promete ser de temperaturas altas. Em Florianópolis, 72,41% dos pontos analisados estão próprios para banho.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) no litoral catarinense, 176 estão próprios para banho. As amostras foram coletadas entre a última segunda-feira (16) e essa sexta (20).

Deste a última semana, alguns pontos tiveram alteração, de impróprio para próprio. É o caso de trechos das praias de Ponta de Canas, dos Ingleses e Canasvieiras. A última, inclusive, está totalmente própria para banho neste relatório.

Veja quais pontos estão próprios para banho em SC

Continua depois da publicidade

Praias liberadas para banho em SC

Verão deve ser de calor no Estado

A estação mais quente do ano deve ser de temperaturas altas e chuvas dentro do esperado para a época. Segundo a Central de Monitoramento da Defesa Civil, o verão de 2025 começa com temperaturas médias, mas ainda há possibilidade de dias seguidos de calor intenso. Mesmo assim, não se descarta episódios de chuva forte, enxurradas ou temporais.

Nesta época do ano, a chuva está geralmente associada ao calor da tarde. Pancadas de chuva passageiras, típicas de verão, são esperadas. Os volumes mais significativos seguem associados à passagem de frentes frias pelo litoral e aos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Estado, sobretudo no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Na estação mais quente do ano, no entanto, os ciclones extratropicais diminuem no Sul do Brasil.

Já se tratando das temperaturas, os catarinenses podem esperar aquelas típicas da estação: altas, podendo chegar aos 30°C. A expectativa é que os termômetros fiquem próximos da média histórica.

Continua depois da publicidade

Episódios pontuais de frio, no entanto, ainda podem ocorrer, quando as temperaturas podem ficar entre 0°C e 4°C, com formação de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul.

Em janeiro e fevereiro, principalmente, massas de ar quente devem atuar com maior frequência e duração, trazendo dias consecutivos de temperatura alta, inclusive à noite. Ondas de calor, com cinco ou mais dias consecutivos de máximas acima de 30°C, devem marcar presença no verão 2024/2025, porém sem muitos extremos.

Leia também

AO VIVO: Acompanhe como está o trânsito nas principais rodovias de SC no feriadão de Natal

Desastres climáticos “expulsaram” 1 milhão de catarinenses de casa nos últimos 20 anos