O primeiro filhote de baleia-franca desta temporada reprodutiva foi flagrado nadando pela costa catarinense nesta terça-feira (29). O registro foi feito pela equipe do Projeto ProFranca/Instituto Australis em Imbituba, no Sul de Santa Catarina, e divulgado nesta quarta-feira (30).

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O animal estava acompanhado da mãe, na Praia de Ibiraquera. Após a análise das imagens, que foram capturadas com o auxílio de um drone, foi possível observar o tamanho, além da coloração acizentada e o comportamento, característicos de um filhote com poucos dias de vida. 

Este ano, a temporada das baleias-francas na costa catarinense iniciou mais cedo, com a chegada dos primeiros animais no dia 12 de junho. Geralmente, a presença de filhotes ocorre a partir da segunda quinzena de julho. 

—Estas imagens de drone são importantes, pois a partir delas conseguimos observar melhor alguns aspectos comportamentais das baleias, reconhecer filhotes recém-nascidos, além de realizar a fotoidentificação individual dos primeiros animais que chegam na região— relata Eduardo Renault, Gerente do ProFRANCA/Instituto Australis. 

Continua depois da publicidade

Primeiras baleias do ano já foram identificadas

As primeiras baleias-franca registradas na temporada já foram identificadas. São duas fêmeas, que já haviam sido catalogadas pela Instituição em anos anteriores. 

—A baleia mais antiga é a de número B523, que foi catalogada em 2008, reavistada em 2012 e 2018, quando estava com um filhote. A segunda baleia é a B577, que foi catalogada em 2013, e reavistada em 2016, e nas duas oportunidades estava com filhote— explica a diretora do projeto, Karina Groch, Diretora do Projeto. 

Além disso, este ano, o projeto espera receber a visita de baleias-franca que estiveram no Brasil em 2018, uma vez que elas retornam para a área reprodutiva a cada três anos. 

—A temporada 2018 foi recorde de ocorrência de baleias no sul do Brasil, mas ainda é muito cedo para tirarmos qualquer conclusão no sentido de saber se este ano o recorde irá se repetir— salienta Eduardo Renault, gerente do ProFRANCA. 

Continua depois da publicidade

As duas baleias-franca avistadas em junho são fêmeas e que já passaram por Santa Catarina em 2018
As duas baleias-franca avistadas em junho são fêmeas e que já passaram por Santa Catarina em 2018 (Foto: Projeto ProFranca/Instituto Australis)

Época de reprodução

A temporada das baleias-franca normalmente vai de julho a novembro, com pico de ocorrência em setembro, mas alguns animais podem chegar mais cedo, passar pela região ou até mesmo já permanecer nas enseadas, no caso de fêmeas após o nascimento dos filhotes. 

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio Petrobras. 

Leia também: 

Por que tantas baleias-jubarte apareceram em SC neste ano

Puchalski “entrevista” cachorro que curtia frio na Serra de SC