– Ô Nestor, me vê um pão com bolinho.
Essa forma peculiar de pedir por qualquer tipo de produto, seja para um garçom, seja para os balconistas dos mais diversos negócios, é uma das frases mais ouvidas de um bar às margens da Rodovia Guilherme Jensen, na Itoupava Central. Lá está Nestor Fuck, com seu avental branco, aberto nos últimos botões, com a inscrição “Bar do Atlético”.
Continua depois da publicidade
Ele não faz pratos requintados ou gourmets. Longe disso. Mas o seu sanduíche é um dos mais famosos da região. A receita? Pegue um pão, corte ao meio e coloque um bolinho de carne. Simples. Sem maioneses elaboradas, nada. A mostarda holandesa é a gosto de cliente que ainda pode optar por ter o acompanhamento de um delicioso (ou não) rollmops.
O que antes era um lanche comum dentro da estufa, como uma coxinha ou um pão de queijo, hoje é tratado como uma das principais iguarias da cidade. Motivo inclusive para a criação de um festival só para ele, que começa hoje e se estende até o dia 25 em Blumenau. Desde opções mais simples, como essa feita pelo Nestor, até as mais gourmets, com queijo gorgonzola e cebolas caramelizadas estão à disposição do público.
Continua depois da publicidade
Um dos estabelecimentos que vai participar é a Polpetta, espaço que se dedica exclusivamente ao pão com bolinho. Beto Cavaletti, um dos sócios, acredita que explorar esse mercado é importante para a valorização de um prato importante para a cidade.
Mais gourmet, pão com bolinho da Polpetta faz sucesso no Centro. (Patrick Rodrigues)
– Era algo pouco abordado antes por aqui. Sempre houve quem fizesse, mas era algo que surgia apenas como uma opção e não sem se aproveitava culturalmente falando – conta.
Não haverá um local único onde as pessoas poderão degustar os pratos. Cada casa servirá o seu lanche e, no total, 10 pontos irão participar do festival (confira na tabela ao abaixo), que é organizado pelo Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sihorbs). A ideia, segundo o presidente Emil Chartouni, é alavancar em 10% a venda da iguaria nos estabelecimentos, mas esse número ainda é uma mera especulação, que já que edição será apenas um “piloto” para outras que virão pela frente:
Continua depois da publicidade
– O que nós queremos é consolidar e fortalecer o pão com bolinho como o lanche símbolo de Blumenau, assim como acontece com o pão com mortadela no Mercado Público de São Paulo.
ONDE COMER
? Factory Beira Rio
? Restaurante Per Tutti
? Floresta Lanches
? Lanchonete Edelweiss
? Lanchonete Ipê
? União Lanches
? Butiquin Wollstein
? Polpetta
? Lanchonete Pinguim
? Excelência Café