“Com a proximidade da cerimônia de acolhida do papa Francisco na quinta-feira, aumentam também as expectativas da comitiva que saiu de Brusque em direção ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude. Na terça, enquanto o Papa descansava na residência da Arquidiocese no Sumaré, os fiéis participaram de algumas atividades distribuídas pela cidade e aguardavam pela missa de acolhida, rezada pelo arcebispo dom Orani João Tempesta na Praia de Copacabana.
Continua depois da publicidade
Chegamos ao Rio de Janeiro por volta das 4h30min, e mais tarde fomos encontrar as famílias que estão nos hospedando até o sábado. O clima carinhoso na recepção das famílias foi muito gratificante – principalmente porque não nos conheciam, o que não os impediu de abrir as portas de suas casas.
Infelizmente, a enorme fila que se formou durante a tarde para a retirada dos kits distribuídos aos peregrinos deixou milhares de fiéis de pé por mais de horas, no frio e na chuva. Nós ficamos das 10h às 18h. O kit inclui uma mochila com vale-alimentação, vale-transporte, boné, camiseta, livros sobre a liturgia e uma cruz que deve ser abençoada pelo Papa na missa de encerramento, no domingo.
Do sambódromo, onde era feita a entrega dos kits, nós fomos para a Praia de Copacabana. A missa de acolhida começou por volta das 19h45min. Muita gente, de todas as partes do país. Nós ficamos na lateral do palco. Foi um momento de muita emoção, um sentimento maravilhoso, recompensando o dia cansativo.
Primeiro dia e já tivemos o gosto de estar realmente em uma jornada. Amanhã acordamos cedinho, por volta das 7h, para aproveitar mais um dia abençoado – com direito a visita ao Cristo Redentor”.
Continua depois da publicidade
Fábio Schaefer é pregador e coordenador do grupo de jovem de Brusque e esta é a primeira vez que participa de uma Jornada Mundial da Juventude. Ele vai compartilhar com os leitores os momentos vividos durante o evento. Ele está com um grupo de 41 jovens de Brusque, Guabiruba e Botuverá