O primeiro dia do superconcurso da educação de Santa Catarina (como foi chamado um dos maiores exames da área no Estado, com 10 mil vagas), neste domingo (22), teve filas nos portões dos locais de aplicação das provas, como o Instituto de Educação em Florianópolis, o maior da rede estadual de ensino.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O gabarito preliminar das questões objetivas e do caderno da prova será divulgado nesta segunda-feira (23). Em todo o Estado, o exame para professor começou às 14h, mas os portões se abriram às 13h10. Neste primeiro dia, os candidatos ao cargo responderam questões de conhecimentos gerais, didático-pedagógicos e específicos de cada área. Ao todo, foram 38 objetivas e duas dissertativas.

Governo de SC anuncia concurso público para área da saúde com 500 vagas 

Os candidatos começaram a deixar o Instituto de Florianópolis por volta das 16h. O professor de história Carlos Gregório, que tenta uma das vagas disponíveis, saiu animado.

Continua depois da publicidade

— Achei bacana, saio até mais animado do que entrei. Acho que fiz uma boa prova — disse o educador.

Ao todo, mais de 54 mil profissionais se inscreveram para ser professor na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Neste concurso, são 25 tipos de cargos de docência, dos anos iniciais até língua estrangeira e áreas especializadas de ensino. O cargo mais disputado é para professores do ensino fundamental, com 48 candidatos por vaga.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (SED), o índice de ausência de inscritos na prova foi de aproximadamente 9%, conforme dados iniciais. Para todos os cargos, mais de 75 mil pessoas se inscreveram. As provas foram aplicadas em 21 cidades catarinenses.

A primeira chamada dos aprovados no concurso deve acontecer no primeiro semestre de 2025, com a efetivação de quase 5 mil professores. Segundo a SED, as chamadas seguintes vão ocorrer conforme a demanda.

Segundo dia de provas

O concurso ainda prevê a contratação de administradores escolares, orientadores, supervisores e assistentes, com a prova para estes candidatos no próximo domingo (29).

Continua depois da publicidade

O resultado final do superconcurso deve ser divulgado em novembro deste ano, por meio do endereço eletrônico da Furb ou da Secretaria de Estado da Educação, na aba do edital em vigência. Ao todo, são até 10 mil vagas para os quatro anos de vigência do concurso. As nomeações devem ocorrer em várias chamadas, de acordo com a necessidade da rede.

Já na primeira chamada, mais de 6,5 mil profissionais devem ser nomeados para trabalhar em escolas estaduais de Santa Catarina, sendo que destes serão quase 5 mil professores.

Além do cargo de professor, há vagas de orientador educacional, administrador escolar, supervisor escolar, assistente de educação e assistente técnico-pedagógico para as escolas do Ensino Regular, Profissional e Educação Indígena.

Leia também

Cidade litorânea de SC abre concurso público com salários de até R$ 9,6 mil

Cidade mais segura do Brasil lança processo seletivo com salários de até R$ 21 mil