Amantes das cervejas artesanais iniciaram ontem à noite a peregrinação pelos 110 expositores que participam do 6º Festival Brasileiro da Cerveja. Neste ano a abertura de mais um setor do Parque Vila Germânica comporta um público maior que nas edições anteriores.
Continua depois da publicidade
Quem conferiu o primeiro dia pôde conhecer, entre as participantes, qual a melhor cerveja e cervejaria eleita no Concurso Brasileiro da Cerveja.
Tendo como mestre de cerimônia Sady Homrich, baterista da banda Nenhum de Nós e incentivar desse mercado, os vencedores foram chamados no palco para receber a premiação. No total, das 414 cervejas inscritas, 118 foram premiadas.
– O concurso aumentou tanto em nível das participantes como também dos jurados. Ele premia quem merece e dá chance para quem quer melhorar, pois também escrevemos nossas opiniões sobre o produto – diz Maurício Beltramelli, um dos 30 jurados deste ano.
>>> Sommelier ensina como servir cerveja de trigo
Continua depois da publicidade
A cervejaria que mais levou prêmios foi a Bodebrown (PR), pelo segundo ano consecutivo. Pouco antes de ser anunciado o resultado, a diretora da empresa revelava o segredo de receber tantas medalhas:
– Acho que é a dedicação e o amor com que elaboramos o produto. Temos prazer em trabalhar com isso e talvez isso reflita na bebida.
Alexandre Sigolo, da cervejaria Burgman (SP), não levou todos os prêmios, mas ganhou uma medalha de bronze no estilo sweet stout. Mesmo assim comemorou o resultado.
– Estou emocionado, desde o ano passado venho fabricando cervejas e nunca tinha recebido um prêmio. Acho que é a gratificação por fazermos um produto com qualidade e carinho – avalia.
Continua depois da publicidade
Para Valmir Zanetti, um dos organizadores do evento, 2014 sela um importante momento do festival.
– Temos aqui toda a cadeia produtiva da cerveja. Ganha quem produz, ganha quem participa – define.
Tornar o festival um dos cinco mais relevantes do mundo. O plano audacioso é do prefeito Napoleão Bernardes, que acredita no potencial do evento:
– Isso demonstra que temos potencial para esse nicho turístico. Queremos que ele cresça cada vez mais e divulgue Blumenau. Estamos investindo para isso.
O festival segue até sábado, no setores 1 e 2 da Vila Germânica. A entrada custa R$ 12 e inclui um copo de acrílico. Além da bebida, pontos gastronômicos oferecem saborosos acompanhamentos. Mais informações em festivaldacerveja.com.
Continua depois da publicidade
>>> Confira fotos da primeira noite do Festival