O primeiro dos três dias de provas do vestibular de inverno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) registrou abstenção de 18,8%, segundo relação publicada na página da universidade ao fim do primeiro dia do exame. Conforme a listagem, 1,5 mil alunos não compareceram aos 16 locais de prova em todo o Estado. Em números absolutos, a maior abstenção esteve no Centro Tecnológico (CTC), onde 363 inscritos não compareceram.
Continua depois da publicidade
Os aproximadamente 8,5 mil inscritos começaram neste sábado os três dias de prova do vestibular de inverno da UFSC. O processo começou com emoção acima do que já é normal em época de vestibular. O sábado de longos congestionamentos em Florianópolis por causa do problema em uma placa que se soltou na Ponte Pedro Ivo Campos chegou a preocupar e provocou comunicado da universidade para que os alunos saíssem de casa com antecedência. Ainda assim, o contratempo não interferiu no horário da abertura dos portões e início das provas, que ocorreu como o planejado, às 14h.
Nos locais de prova, muitos alunos chegavam em caravana e muitos tinham, em comum, a ansiedade para o início das provas.
Neste primeiro dia, os concorrentes respondem a questões sobre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, segunda língua (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano), matemática e biologia. Os vestibulandos disputam 565 vagas em 24 opções de curso. O mais concorrido é o de Medicina no campus de Araranguá, no Sul do Estado. Foram cerca de 5 mil inscritos somente para este curso.
As provas neste sábado seguem até as 18h e continuam no domingo e na segunda-feira, sempre entre 14h e 18h. O gabarito prévio será divulgado na segunda-feira, ao final dos três dias de provas, às 20h, no site da universidade.
Continua depois da publicidade
O campus no bairro Trindade, em Florianópolis, tem a maior concentração de candidatos, com aproximadamente 5 mil inscritos. As provas também ocorrem nas cidades de Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Joinville e Tubarão.