O primeiro dia oficial de testagem dos passageiros que desembarcam em Florianópolis não teve casos confirmados de coronavírus no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. A operação está reduzida à malha aérea essencial e, por isso, apenas um voo passou pela verificação nesta quinta-feira (16). Os viajantes passam por triagem médica e caso tenham sintomas respiratórios são submetidos aos testes.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
— Todos os passageiros preenchem um formulário no desembarque e passam por medição de temperatura na barreira sanitária. Apresentando sintoma, ele é encaminhado para o nosso posto médico, onde é avaliado por um médico da Vigilância Epidemiológica. Se o médico entender que é cabível, o teste para covid-19 é aplicado. O resultado sai em até 30 minutos — afirma Renato Gesse, diretor geral da Floripa Airport.
A operação limitada à malha aérea essencial reduz em 94% a circulação de passageiros no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O fluxo de aeronaves foi reduzido em 87,5%. Em média, cinco partidas e cinco chegadas são realizadas por dia em Florianópolis neste período de pandemia. A expectativa é de aumento pelo próximo mês.
— Nós temos de três a cinco voos por dia, uma média de 600 a mil passageiros. Estamos atendendo em voos diretos apenas Guarulhos e Campinas. A malha aérea essencial segue em abril. A partir de maio algumas sinalizações de companhias aéreas que podem aumentar frequência, mas nada certo ainda. Estamos na expectativa que os voos aumentem — projeta Renato Gesse.
Ouça a entrevista com o diretor geral da Floripa Airport:
Continua depois da publicidade