A pesca mais tradicional do Estado começa com o pé direito em Santa Catarina. Aberta oficialmente nesta quarta-feira, a safra da tainha rendeu um lanço considerável na Praia do Campeche, no Sul da Ilha, em Florianópolis. Cerca de duas toneladas chegaram à praia.

Continua depois da publicidade

Dois barcos fizeram três cercos, e outras duas embarcações estão na beira da praia para entrar no mar ainda esta manhã. Para a comunidade é um momento de confraternização e para turistas é um belo espetáculo de assistir e participar. Afinal, é preciso de muitas pessoas para arrastar o peixe.

Em cada barco, mais de 50 homens ajudaram a puxar a rede. No começo da manhã desta quarta-feira, a pilha de peixe começa a acumular na beira da praia e a expectativa é que seja um dia de fartura.

O morador do Campeche Ademir Aldari Luz, de 49 anos, que pesca com a ajuda da família com a rede do avô, está satisfeito com os primeiros cercos.

Continua depois da publicidade

– Hoje tem um caldo de tainha no almoço aqui no rancho. A gente esperava um começo de pescaria bom porque o peixe já tinha aparecido no mar dessa praia. Graças a Deus, até agora foram duas toneladas. Considero uma rede boa para a abertura da safra – diz Luz.