Esta segunda-feira, 12, foi primeiro dia de uma obra que tem prazo de até 12 meses para ficar pronta. Foi quando o primeiro trecho da rua Blumenau começou a receber as máquinas que irão retirar o asfalto atual e cavar para iniciar a renovação do sistema de drenagem. Com isso, duas pistas já estão interditadas e o fluxo de veículos que passa pela rua, que é uma das principais vias arteriais da cidade, está mais lento. Algumas alterações foram planejadas para facilitar o trânsito da região e, depois que foi registrado um congestionamento no início da tarde, novas intervenções foram feitas.
Continua depois da publicidade
Por volta das 14 horas, horário em que o fluxo de trânsito cresce por causa da saída de funcionários das empresas da Zona Industrial Norte, a lentidão na quadra entre o Terminal Norte e a rua Prudente de Moraes aumentou. Por isso, o Departamento de Trânsito de Joinville optou por desligar o semáforo da esquina da rua Blumenau com a Prudente de Moraes. Dessa forma, o trânsito fica livre nos dois sentidos. Agentes de trânsito ficarão no local para orientar os motoristas.
Na manhã de segunda-feira, a empresa responsável pelas obras começou a escavar o trecho inicial da rua Blumenau, onde haverá troca de tubulação; e a retirar o asfalto do corredor de ônibus, por onde serão feitas as obras de drenagem. Depois, na repavimentação, as áreas em frente às paradas de ônibus receberão concretagem.
— Isso é necessário porque estes são os pontos onde há mais desgaste na pista, já que são os locais onde os ônibus freiam e aceleram — afirma o engenheiro Juliano de Santana, da Comissão de Fiscalização de Obras da Prefeitura de Joinville.
Acessos alternativos à rua Blumenau
Continua depois da publicidade
Segundo o engenheiro, a intenção é terminar a primeira etapa naquele trecho em uma semana. A orientação para quem utiliza a Blumenau para se deslocar ao Centro é que evite transitar por esse local em obras e busque acessos alternativos. Uma das opções para quem segue da região Norte é usar a Marquês de Olinda como via de escoamento.
Por causa das obras, haverá lentidão também no fluxo das linhas de ônibus, com possíveis atrasos nos pontos de paradas e terminais.
Os carros e caminhões que seguem da região do bairro Costa e Silva e Zona Industrial em direção à rua Blumenau, pela rua Dona Francisca, estão sendo desviados para a rua Expedicionário Estevão da Silva, com saída pela rua Prudente de Moraes. A alternativa evita que ocorra um volume maior de automóveis no entroncamento do trecho em obras. Já os ônibus que seguem nesta mesma direção são desviados pela rua Papanduva para acessar a avenida Santos Dumont e, depois, seguir em direção ao Terminal Norte.
Entenda a obra na rua Blumenau
A obra de renovação da rua Blumenau tem prazo de duração contratual de 12 meses.
A área de renovação do sistema de drenagem vai seguir até o entroncamento com a rua XV de Novembro, na região central da cidade. Serão mais de três quilômetros beneficiados com nova tubulação e ligações de bocas de lobo.
Continua depois da publicidade
No andamento dos serviços de drenagem serão feitas também as obras de concretagem nas áreas onde estarão os abrigos de paradas de ônibus. Estão previstos sete pontos de concretagem ao longo da via. Esse serviço é o mais demorado, pois, para cada área concretada, há necessidade de um período de 30 dias para a cura do concreto. Esses locais ficarão isolados por tapumes.
Paralelo a esse serviço, a partir de outubro a Companhia Águas de Joinville vai realizar, junto ao passeio público da Blumenau, a ligação de uma nova rede de abastecimento de água. Os trabalhos serão realizados por um método não destrutivo.
Após os términos das obras de drenagem e concretagem dos pontos de parada do transporte coletivo, a rua Blumenau será totalmente repavimentada, numa extensão de 3.100 metros, até a rua Henrique Meyer. Além disso, serão instalados novos abrigos de ônibus e nova sinalização vertical e horizontal. O valor total desta melhoria é de R$ 4.197.588,98, com financiamento via Caixa Econômica Federal.