O primeiro dia de ampliação do horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Joinville funcionou normalmente e não houve transtornos nos postos onde a medida foi adotada.

Continua depois da publicidade

A partir desta quinta-feira, 37 unidades passaram a permanecer com as portas abertas e o atendimento à população também no horário de almoço. Outras 20 unidades já funcionam assim.

Segundo a Prefeitura, a ampliação faz parte de uma série de medidas que serão implementadas a partir de 2017. Por enquanto, trata-se de um período de adaptação.

Os ajustes onde o novo horário ainda causar transtornos para os servidores serão avaliados para a implemtentação a partir do ano que vem.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, as equipes de cada unidade estão elaborando algumas propostas e devem entregar à gestão da secretaria para que sejam avaliadas, discutidas e, se houver acordo, postas em prática de modo gradativo, a partir de janeiro.

Continua depois da publicidade

Segundo os servidores, aumentar o tempo de atendimento das unidades de saúde sem aumentar o número de equipes reduzirá a quantidade de pessoal em todos os períodos de atendimento.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Segundo o Sinsej, que está liderando os servidores nas reuniões com a equipe da Secretaria de Saúde, onde hoje atuam apenas duas equipes haverá uma redução significativa no atendimento ao público pela manhã, período em que a procura é maior.

Os funcionários que atuam nos postos de saúde são agrupados em equipes de estratégia da sáude da família (ESF). Estas equipes contam com no mínimo um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e seis agentes comunitários.

Confira página especial com reportagens sobre saúde e bem estar

Por enquanto, a secretaria de Saúde determinou a mudança apenas alterando as escalas de trabalho. Uma avaliação completa do novo horário de atendimento e das possíveis mudanças deve ser feita no começo do ano que vem.

Continua depois da publicidade

Na próxima segunda, às 18h30, na Amunesc, os servidores participam de assembleia extraordinária do Conselho Municipal da Saúde, que discutirá a ampliação do atendimento. Na terça, às 18 horas, ocorre uma nova assembleia do sindicato.