Começaram ontem as matrículas para novos alunos nas 1.901 escolas da rede pública estadual para o ano letivo de 2016. Na Escola Estadual Intendente José Fernandes, nos Ingleses, os pais enfrentaram fila no início da manhã, mas não houve nenhuma confusão. O prazo termina no dia 4 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias da Grande Florianópolis
Em Biguaçu, o motorista de caminhão Márcio José da Silva, não saiu satisfeito. Ele conta que foi para a fila na escola Maria da Glória no final da tarde de domingo para garantir a vaga da filha que vai para o primeiro ano do Ensino Médio e só foi atendido às 15 horas de segunda, mas mesmo assim teve que matricular a menina no período da tarde, sendo que ela sempre estudou de manhã:
– Essa é a única escola do estado no Centro de Biguaçu, minha filha teve que trocar porque na que ela estudava antes era só ensino fundamental. Agora vamos esperar pra ver se quando começarem as aulas a gente consegue remanejar, porque já temos toda a rotina da casa – disse.
Continua depois da publicidade
Márcio relata que alguns pais chegaram a passar mais de 24 horas na fila para conseguirem a matrícula.
A diretora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Marilene Pacheco, explica que um dos principais critérios para a matrícula é o zoneamento, ou seja, o aluno deve ser matriculado na escola mais próxima de casa ou do trabalho dos pais:
– As filas acontecem porque às vezes os pais querem escolher determinada escola, mas a Secretaria garante que ninguém vai ficar sem vaga. Fizemos um levantamento da demanda que vem da rede municipal e nos planejamos para que todos sejam atendidos.
Continua depois da publicidade
Marilene explica que em algumas escolas, como o Instituto Estadual de Educação, onde a procura é muito grande, existe um edital separada, com sorteio das vagas. Quem perder o prazo terá uma nova oportunidade entro os dias 1º e 5 de fevereiro de 2016.
Documentação exigida:
-certidão de nascimento ou documento de identidade
– histórico escolar
– atestado de vacina ou declaração dos pais/responsáveis do aluno assegurando estar em dia com a vacinação.
– Em caso de transferência, atestado de frequência do estudante.
– Para alunos do ensino médio, técnicos EMIEP, Técnicos Subsequente e Concomitante e Educação de Jovens e Adultos, será necessário também uma cópia do CPF.
Continua depois da publicidade
Requisitos
Ensino Fundamental
-Criança com 6 anos a completar até 31 de março de 2016.
Ensino Médio e Educação Profissional
-Ensino Médio e Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio: alunos egressos do Ensino Fundamental.
– Curso de Magistério: 1ª série: alunos egressos do Ensino Fundamental e 3ª série: alunos com 2ª série do Ensino Médio completo ou egressos do Ensino Médio
-Curso Técnico Subsequente (pós-médio): alunos egressos do Ensino Médio ou matriculados na 3ª série do Ensino Médio.
Continua depois da publicidade
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
-Ensino Fundamental: 15 anos completos no ato da matrícula.
– Ensino Médio: 18 anos completos no ato da matrícula.
Calendário Escolar 2016
– Início do ano letivo: 11 de fevereiro de 2016
– Recesso escolar: 16 a 31 de julho de 2016
– Término do ano letivo: 15 de dezembro de 2016
O calendário escolar estadual completo está disponível no portal da Secretaria de Estado da Educação (http://goo.gl/6viGrW).