Antes de o sol sair, a movimentação já havia começado na praça central de Urupema, na Serra Catarinense. Bem protegidas do frio, duas famílias tomavam chimarrão e fitavam o termômetro, de olho na temperatura. Os 3ºC frustaram um pouco a expectativa dos turistas, mas a auxiliar de escritório Schayane Amarante, de Timbó, gostou da experiência.

Continua depois da publicidade

— Bem bacana, só esperando pelo negativo que não vem, mas está bom assim pra quem não costuma enfrentar frio — comenta.

Na região onde ela mora, Vale do Itajaí, o inverno não costuma ser rigoroso, com temperaturas na casa dos 10ºC ou mais. A ansiedade era para ver o 0°C ou dígitos negativos, e as moradoras de Blumenau, também acostumadas com frio ameno, vieram para a praça de cobertor.

Maria Emília dos Santos Mota viaja com a família em um motor home, e na companhia da filha da amiga, escolheu um "look do dia" bem apropriado para o clima.

— A gente colocou despertar às 5h, o resto da turma ficou dormindo, mas nós duas gostamos de uma aventura e resolvemos conferir como seria o amanhecer — conta.

Continua depois da publicidade

Primeiro dia de inverno tem cobertor e chimarrão na praça de Urupema, na Serra de SC
Família aventureira não pensou duas vezes antes de sair de casa logo cedo para aproveitar o frio da Serra (Foto: Diorgenes Pandini/Diário Catarinense)

Em Urupema, a sexta-feira amanheceu com temperaturas positivas. Após os -2,4ºC registrados no amanhecer de quinta-feira, o termômetro do Parque de Exposições – o ponto mais alto da cidade – registrou 0,5°C às 8h. Na estação da Estrada Geral Bossoroca, a temperatura era de 3,9°C.

Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, os próximos dias deverão ter temperatura novamente em elevação. O fim de semana até começa ameno para o frio, mas rapidamente as temperaturas sobem trazendo até um pouco de calor, sobretudo no domingo.

Primeiro dia de inverno tem cobertor e chimarrão na praça de Urupema, na Serra de SC
(Foto: Diorgenes Pandini/Diário Catarinense)

Leia mais: Semana termina com sol na maior parte de Santa Catarina

Os mais ansiosos pelas baixas temperaturas levaram até cobertor para conferir o termômetro da praça central
Os mais ansiosos pelas baixas temperaturas levaram até cobertor para conferir o termômetro da praça central (Foto: Diorgenes Pandini / NSC Total)

Continua depois da publicidade

Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao portal, ler as edições digitais do DC, AN e Santa e aproveitar os descontos do Clube NSC. Acesse assinensc.com.br e faça sua assinatura.