O primeiro dia de confronto Brasil e Barbados pela Copa Davis teve saldo de empate. Em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, a equipe brasileira com João Menezes foi derrotada no primeiro jogo desta sexta-feira. No entanto, na partida seguinte Thiago Monteiro fez 2 sets a 0 sobre Haydn Lewis, e deixou tudo equilibrado na quadra de saibro do Mampituba. A emoção vai ficar para as partidas de sábado, que tem uma disputa entre duplas e um simples. Se o confronto não estiver definido, um quinto jogo é realizado.

Continua depois da publicidade

Na segunda partida, com menos de uma hora e meia de duração, Thiago Monteiro demonstrou superioridade e conseguiu abrir vantagem sobre o atleta de Barbados. Monteiro fez duplo 6/2 e garantiu a vitória. A torcida gostou do que viu, e a expectativa é grande para os jogos deste sábado.

Feliz com o resultado, Monteiro tem mais uma partida pela frente na tarde deste sábado. Ele está confiante no Time Brasil, e falou sobre a estratégia utilizada para vencer o jogo desta sexta.

– Ele pegava bem na bola, bom sacador, já tinha visto jogar no Pan-Americano, e a gente trouxe uma linha mais de eu tentar me impor, fazer o meu jogo, tentar sair com bolas agressivas. Acabei sacando muito bem, o que me ajudou muito, e aproveitei as oportunidades que apareceram – avaliou o atleta.

Na análise do capitão do Brasil, Jaime Oncins, o dia foi positivo. Sobre a derrota de João Menezes, ele disse que o atleta deixou escapar oportunidades no segundo set, mas que Darian King mereceu a vitória depois de um terceiro set quase sem erros. Oncins elogiou o desempenho e a vitória de Monteiro. Para ele, os dois tenistas brasileiros deram 100% em quadra.

Continua depois da publicidade

Estreia com derrota

No jogo de abertura, João Menezes perdeu de virada por 2 sets a 1 (3/6, 6/4 e 6/2) para Darian King, 169 do mundo no ranking da ATP. O brasileiro venceu o primeiro set, mas o barbadiano reagiu no segundo e não teve muita dificuldade para vencer o terceiro e último set, quando o brasileiro apresentava cansaço.

Menezes reconheceu a perda de energia ao longo da partida, depois de um início intenso e constante. Ele disse que o adversário também sentiu, mas avaliou que King soube dosar melhor para levar a partida até o final e reverter o placar. Uma lição que fica para as próximas partidas.

– Preciso tomar mais meu tempo, respirar entre as jogadas. Estava iniciando ofegante, com o coração na boca quase todo tempo. Faltou manter o pé no acelerador, no primeiro set eu coloquei, no segundo fui moderando, mas faltou manter com mais intensidade para fechar – analisou Menezes.

Torcida na Copa Davis

O empresário Rafael Silveira, de São José, viajou cedo a Criciúma para acompanhar os jogos. Ele acreditava em duas vitórias brasileiras, mas o equilíbrio deixou o confronto mais interessante. A aposta dele é em uma vitória da dupla Marcelo Melo e Bruno Soares sobre Darian King e Haydn Lewis, mas o amigo Eduardo Peixoto é mais conservador.

Continua depois da publicidade

– Até pelo ranking a vantagem é grande, mas vamos aguardar, a decisão é na quadra. O peixe é pescado e o jogo é jogado – brincou o designer, que é adversário de Silveira na prática de tênis, mas parceiro na arquibancada.

Sábado de Copa Davis

Neste sábado tem mais Copa Davis em Criciúma. A dupla Marcelo Melo e Bruno Soares enfrenta Darian King e Haydn Lewis, a partir das 11h. À tarde tem Thiago Monteiro x Darian King, e se necessário, um quinto jogo entre João Menezes x Haydn Lewis.

Leia mais notícias sobre a Copa Davis.