Em outros tempos a movimentação de turistas de São Paulo seria notícia positiva em Florianópolis, mas durante a pandemia de covid-19 a situação motivou uma fiscalização especial na capital catarinense. O governo paulista adiantou feriados para incentivar o isolamento social e tentar conter a disseminação do coronavírus, mas muitos moradores aproveitaram a folga prolongada para viajar.

Continua depois da publicidade

Somente nesta quarta-feira a Guarda Municipal de Florianópolis fiscalizou 151 veículos com placas de São Paulo em uma barreira sanitária montada na Beira-Mar Norte. Dos motoristas abordados, 29 estavam na cidade por motivos de trabalho ou turismo, e 47 pessoas precisaram preencher termos de isolamento domiciliar. Outros 122 carros eram de moradores de Florianópolis.

Durante a fiscalização, os profissionais mediram a temperatura de todos os motoristas e passageiros. Nenhum apresentava sintomas de covid-19. A barreira vai seguir na Beira-Mar até domingo (24).

Os turistas precisam assinar o documento garantindo que vão permanecer por sete dias em isolamento domiciliar, saindo de casa apenas para atividades essenciais. Caso a barreira encontre alguém com sintomas de covid-19, a quarentena será de 14 dias e a pessoa será monitorada pelas equipes de saúde do município.

Continua depois da publicidade