Desde as 6h de segunda-feira (1°) os motoristas que trefegam na região de São José da BR-101, em direção ao Norte do Estado, estão autorizados a acessar cinco trechos do acostamento da rodovia. A liberação dos pontos vale para todos os dias das 6h às 23h, entre os km 210 e 203, trecho que diariamente apresentava lentidão no trânsito em horários de pico.
Continua depois da publicidade
A mudança, entretanto, ainda não foi bem assimilada pelos motoristas. De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Adriano Fiamoncini, o primeiro dia da abertura dos trechos teve adesão abaixo do esperado.
— Muitos motoristas ainda estão receosos ou não perceberam a nova sinalização — contou o inspetor.
Mas, para ele, é uma questão de costume. A expectativa é de que aos poucos os condutores se acostumem. a medida que a informação vai sendo divulgada, os motoristas vão utilizar mais o acostamento
— A medida em que os dias passam, os motoristas vão utilizar mais os espaços.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à NSC TV, Fiamoncini contou que a equipe em serviço segunda-feira, no primeiro dia da liberação, já pode observar mudanças.
— Foi percebido que a velocidade média aumentou um pouco e a fila terminou mais cedo. Normalmente, a fila de Palhoça terminava por volta das 10h. Ontem, terminou entre 8h30min e 8h45min.
Em relação à abertura de uma terceira faixa no local, Fiamoncini conta que é questão de tempo para que a via seja liberada entre Palhoça e São José.
— O projeto já está com Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Brasília. Quando houver liberação da verba, a concessionária deve colocar em ação — disse.
Continua depois da publicidade