Nesta terça-feira (4), aconteceu o primeiro dia da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) Itinerante, no Centro de Convenções Expoville. O evento reuniu pautas de entidades municipais e da região, oferecendo a oportunidade de apresentarem projetos que julgam importantes ao parlamento.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Veja fotos do primeiro dia da Alesc em Joinville

Em entrevista para a CBN Joinville, o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, comentou sobre o primeiro dia do evento na cidade.

— A nossa passagem aqui pelo município de Joinville está sendo muito produtiva. Pela manhã, tivemos várias comissões realizando suas atividades e todas as reuniões acompanhadas por um público representativo. Então se percebe que essa aproximação está acontecendo — explica o presidente.

Continua depois da publicidade

Durante a tarde desta terça-feira (4), 14 apresentações foram realizadas por entidades de Joinville e região. O reitor da Univille, Alexandre Cidral, foi responsável por uma das apresentações durante o evento. Segundo ele, a instituição é um exemplo do modelo comunitário de ensino.

— Foi uma grande oportunidade para nós apresentarmos a nossa Universidade Comunitária, a Universidade da região de Joinville que ano que vem completa 60 anos. E nesse momento na Alesc, nós falamos do nosso ensino, das atividades de ensino que desenvolvemos, tanto aqui em Joinville como em São Francisco, São Bento e em outros 16 polos aqui na região. Falamos um pouco também sobre nossos projetos de pesquisa, destacando o projeto do Biobanco em AVC. Esse projeto é pioneiro e trabalha com a coleta de amostras de DNA de pacientes que tiveram a doença — conta o reitor.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) também teve um espaço destinado para apresentar a instituição durante a Assembleia. Conforme o presidente da corporação, Moacir Tomazi, o CBVJ é o mais antigo do país, completando 132 anos no próximo dia 13.

— É essa apresentação que eu pretendo fazer aqui para a ciência dos deputados. Uma boa parte conhece as corporações voluntárias, mas nem todos têm intimidade com o trabalho que as corporações prestam. A corporação foi a primeira no Brasil, inspirou muitas outras — afirma Tomazi.

Continua depois da publicidade

O evento será realizado até está quarta-feira (5), na Expoville. Amanhã, a Assembleia começa às 8h30, com a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Leia também

Primeira mulher presidente do Sinduscon assume cargo em Joinville

Abrigo animal de Canoas recebe ajuda de voluntários de Joinville

Joinville amplia horários de ônibus e cria nova linha no Terminal do Centro