O primeiro dia após o feriado de Natal é de trânsito intenso e congestionamentos nas rodovias federais que cortam o Vale do Itajaí. Embora as vias do perímetro urbano de Blumenau estejam sem registro de congestionamentos, as BRs 101 e 470 têm diversos pontos de engarrafamento nesta quinta-feira (26).

Continua depois da publicidade

No trecho de Blumenau da BR-470, o ponto de retenção é na região do Trevo da Mafisa, no entorno do Norte Shopping. Os locais que exigem mais paciência para o motorista são entre o Trevo da Parada 1 e o acesso à Via Expressa, e entre a entrada da Rua Vidal Flávio Dias e o Restaurante La Terra, em Gaspar.

O congestionamento na BR-470 fica ainda mais intenso próximo à BR-101, em Navegantes. Por lá, até o meio da tarde desta quinta-feira (26), eram 8 quilômetros com lentidão. Isso porque o fluxo está comprometido desde a manhã, por conta de um engavetamento próximo à entrada da Rua Dr. Reinaldo Schmithausen, em Itajaí. Desde a manhã, o trânsito não fluiu normalmente na região.

Já à tarde, a fila de carros ficou ainda maior. Todo o trecho entre Penha e Balneário Camboriú tem trânsito intenso, com aproximadamente 25 quilômetros de lentidão. Além disso, outros pontos próximos ao Alto Vale, como na BR-470 em Apiúna, também têm registro de engarrafamentos.

Antônio Heil e Tijucas são opções aos motoristas

Outro trecho com registro de lentidão é na Rodovia Jorge Lacerda, também nas proximidades da BR-101. A estrada mais tranquila sentido Litoral é a Antônio Heil, em Brusque, que é uma opção alternativa até para aqueles que saem do Médio Vale do Itajaí. Por lá, o trânsito é moderado.

Continua depois da publicidade

Já quem vai para o Sul de Santa Catarina, ou até a Porto Belo e Florianópolis, pode passar pelo chamado atalho de Tijucas (confira abaixo), pegando a SC-108, em Brusque, e indo por São João Batista e Canelinha, pela SC-410.