O primeiro desfile da 30ª Oktoberfest deixou a Rua XV de Novembro ainda mais germânica neste sábado à tarde. As músicas da tradição alemã predominaram durante a apresentação, que durou uma hora e meia, segundo organizadores.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do primeiro desfile da 30ª Oktoberfest
Em apenas quatro das 108 atrações foi possível ouvir canções pop. Na edição do ano passado, o hit Gangnam Style, do sul-coreano Psy, foi o mais tocado e se sobressaiu em relação ao repertório tradicional da festa.
Presidente da comissão organizadora do desfile, Ivone Lemke admite que os grupos foram orientados a se voltar mais para as atrações germânicas:
– Pedimos a eles para que a tradição fosse mantida e a própria população percebe que precisa ter mais.
Continua depois da publicidade
Para o coordenador de um dos grupos participantes, Osni Kortelt, o pedido da organização deve ser seguido. Ele afirma que, no desfile de sábado, os integrantes do grupo acataram e tocaram mais canções da tradição germânica:
– No ano passado, como tinha bastante gente nova participando, colocamos outras músicas. Mas concordo com a organização em levar mais o repertório tradicional.
A proposta da predominância germânica nas músicas do desfile agrada quem vem de fora. Turistas do Rio de Janeiro, Leandro Ávila e Eduardo Neves confirmaram que foi isso o que mais os atraiu a Blumenau.
– A valorização da cultura alemã é o que me traz à cidade. Música de varejo a gente ouve em qualquer lugar – argumentou Ávila.
Continua depois da publicidade
Público avalia a festa na Rua XV
A animação tomou conta durante todo o trajeto feito pelos grupos participantes. O público lotou as calçadas da via, mas a prefeitura não divulgou o número aproximado de espectadores.
– É a segunda vez que venho. Está muito bom. Tudo mais animado – disse o turista paulista Valdir Becheold.
Ao contrário dele, a blumenauense Alessandra Cordeiro reclamou da empolgação dos participantes:
– Percebi que alguns estavam pra baixo, sem animação. No ano passado foi mais divertido.
Ângelo Nogueira, que esteve na Oktoberfest na década de 1990, elogiou a característica do desfile:
– Voltou ao que era quando vim na década de 1990. Conseguiram resgatar a tradição.
Resta saber se o repertório tradicional será seguido nos próximos desfiles até o fim da festa. O revezamento de grupos participantes, para encurtar o tempo de duração de cada uma das apresentações no Centro de Blumenau, é mais um teste que os desfiles precisam encarar. Sábado, quando ocorreu o primeiro, todos os inscritos cruzaram o Centro, conforme acordo com a RBS TV, que gravou o evento para retransmitir sábado que vem, às 10h.
Desfiles
As próximas apresentações na Rua XV de Novembro serão:
– Quarta-feira, dia 9, às 19h30min
– Sábado, dia 12, às 16h
– Quarta-feira, dia16, às 19h30min
– Sábado, dia 19, às 16h