São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, inaugurou na manhã desta sexta-feira (25) o novo píer anexo ao Terminal Turístico Naval do Município, e recebeu a visita do primeiro navio de luxo de passageiros em 2019, o Seven Seas Explorer. A embarcação, com capacidade para 750 passageiros e 542 tripulantes, deve ficar atracada no Centro Histórico até as 18 horas desta sexta.

Continua depois da publicidade

A chegada do cruzeiro à cidade é vista como o início de um novo momento para a cidade na rota dos principais destinos turísticos náuticos do litoral brasileiro.

— Hoje damos início a um ciclo virtuoso de crescimento do nosso Município. Inauguramos o píer e recebemos a escala de um dos cruzeiros mais luxuosos do mundo. É a roda da economia girando e o turismo crescendo em nossa Ilha — aponta Renato Gama Lobo, prefeito de São Francisco do Sul.

A fala de Renato traduz as dimensões do empreendimento e sua capacidade de atração turística. O píer possui 46,20 metros de extensão e tem condições para atracação de embarcações de pequeno e médio porte, facilitando a chegada dos “tenders”, que são utilizados pelos navios de passageiros.

O objetivo é também utilizar esta nova parte do Centro Histórico com o fluxo turístico de visitantes, escunas e outras embarcações que fazem o trajeto ilha-continente. Além do novo empreendimento, a prefeitura investiu na manutenção do Terminal Turístico e apostou em cursos e qualificação com profissionais e comerciantes do trade turístico local.

Continua depois da publicidade

A reversão em desenvolvimento para São Francisco é evidenciada nas qualificações que este tipo de atividade movimenta na economia. O Seven Seas Explorer, por exemplo, atende público estrangeiro com gasto médio estimado acima de US$ 200 por passageiro. Com duração de 28 noites, o cruzeiro iniciou seu percurso no Rio de Janeiro (RJ) e segue descendo a costa até cruzar o Oceano Atlântico para o Pacífico, tendo como destino final Santiago, no Chile.

— Nosso município já tem uma vocação natural por conta das belezas naturais. É um momento de entusiasmo e oportunidade de geração de renda, queremos que nossos visitantes, assim como moradores, sintam orgulho da nossa cidade — reforça a secretária de Turismo de São Francisco do Sul, Jamille de Freitas M. Douat.