O primeiro caso de meningite viral do ano em Gaspar foi confirmado nesta semana. Segundo informações da Secretaria de Saúde do município, a paciente é uma criança menor de um ano, que está em estado estável, fazendo tratamento em casa. O diagnóstico foi confirmado pela prefeitura nessa quinta-feira (21).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) Francisco Mastella, no bairro Poço Grande, onde a criança estuda, passou por higienização e os pais receberam orientações. A meningite causa sintomas como febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas, vômito e manchas na pele, que podem registrar quadro mais grave da doença.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), de janeiro a julho já foram registrados 431 casos de meningite no Estado. A maioria dos casos é do tipo viral, que segundo infectologistas em geral costuma resultado em quadros menos graves. Foram 185 ocorrências deste tipo nas cidades catarinenses.

A maior parte dos casos é em crianças de 0 a 4 anos, que respondem por 36% dos casos. No total, o Estado já registrou 37 mortes em função de meningite somente neste ano. Desse número, 15 foram no Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Alerta também em Blumenau

Na cidade vizinha Blumenau, há três semanas, o município chegou a emitir uma nota de alerta para a população reforçar os cuidados e a vacinação. Até a ocasião, haviam sido registrados na cidade 44 episódios de meningite e uma morte em função da doença, de um homem de 65 anos.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e é causada por bactérias, vírus, fungos ou outros agentes. De um modo geral, a meningite bacteriana é a mais grave.

A principal recomendação para se proteger da meningite é manter o esquema de vacinação em dia, incluindo as doses de reforço. Além disso, outras recomendações importantes são manter os ambientes arejados, lavar as mãos e manter a higienização de pratos e talheres. (Colaborou Ana Cristina Machado, da NSC TV)

Leia também

Como declarar o interesse em ser doador de órgãos

Criança é picada por escorpião-amarelo em Blumenau ao calçar tênis

Vacinas de Covid-19 serão incluídas no calendário de rotina