O Ministério da Saúde confirmou na sexta-feira (19) o primeiro caso de cólera no Brasil após 18 anos sem a doença ser diagnosticada. O caso foi registrado em Salvador, na Bahia, e vem sendo tratado pelas autoridades como isolado. A informação foi divulgada pela pasta em uma nota técnica.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Segundo a Saúde, a doença foi detectada em um homem de 60 anos, que apresentou desconforto abdominal e diarreia em março deste ano.

O paciente não transmite mais a doença desde abril. Ainda segundo o ministério, a infecção foi contraída localmente, sem ter contato com outras pessoas diagnosticadas e sem ter tido contato com pessoas de países que possuem casos confirmados.

O Ministério da Saúde diz, ainda, que tem acompanhado o caso e apoiado os órgãos de saúde locais para “minimizar os possíveis impactos à saúde da população”.

Continua depois da publicidade

Este é o primeiro caso local de cólera desde 2006. Os diagnósticos anteriores foram registrados em Pernambuco, em 2004 e 2005, e, desde então, só havia conhecimento de pacientes com casos importados de outros países em que existem casos confirmados de cólera.

A cólera

A cólera é uma doença bacteriana infecciosa, transmitida por meio de alimentos contaminados e também de pessoa para pessoa. Os sintomas são diarreia, dor abdominal e cãibras. Os casos podem ser leves, mas casos graves da doença podem inclusive levar à morte.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Brasil soma 1,6 mil mortes por dengue em 2024; SC tem 101 óbitos confirmados

Vacinas em Florianópolis: saiba onde se imunizar contra dengue e gripe na Capital