Começam a sair da linha de montagem da planta da BMW em Araquari, no Norte de Santa Catarina, as primeiras unidades do BMW X5, o primeiro híbrido plug-in fabricado na América do Sul.

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É considerado o modelo em série mais sofisticado, tecnológico e potente já produzido no país em um momento importante para o Estado: a fábrica da BMW comemora 10 anos de operação e mais de 100 mil veículos produzidos. 

A decisão de produzi-lo aqui tem a ver com o bom desempenho de vendas: em 2024, um em cada quatro BMWs vendidos no país é totalmente elétrico ou híbrido plug-in. E o X5 é o quinto mais vendido da marca, com 655 unidades emplacadas até novembro. 

Veja fotos do X5 produzido em SC

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X5 é híbrido e rápido

O X5 xDrive 50e é o primeiro SUV híbrido plug-in brasileiro e que desde 2023 vinha importado dos EUA. Boa parte dos componentes vem de fora, incluindo o powertrain, no que é chamado regime CKD (do inglês Complete Knock-Down, ou seja, peças completamente desmontadas). 

O X5 é equipado com motor a gasolina de seis cilindros em linha que rende 313 cavalos e opera junto a um motor elétrico de 197 cavalos. Combinados, rendem 489 cavalos de potência e 71,4 kgfm de torque. 

Integrado na transmissão Steptronic Sport de 8 marchas, o motor elétrico utiliza um novo sistema pré-engrenagem para melhorar a entrega de torque: ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos.

A bateria de 25,7 kWh garante autonomia do modo elétrico de até 79 quilômetros, segundo o Inmetro. Para facilitar as recargas, a BMW oferece com o carro um carregador portátil de até 11 kW e um wallbox de até 22 kW. 

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Design e conteúdos refinados

No visual, o SUV exibe faróis finos separados pela grade em forma de duplo rim, uma tradição da marca. A luz diurna em LED em forma de setas apontadas para fora entregam um efeito dinâmico e moderno.  A grade iluminada Iconic Glow conta com entradas de ar verticais enquanto a inferior exibe um cromado com efeito pérola e aberturas triangulares. 

Atrás as lanternas estão mais estreitas e baixas e a esportividade é reforçada pelo skid plate em prata.  Entre os conteúdos, destaque para as belas rodas de 21”, ar-condicionado automático de 4 zonas e o sistema de telas curvas de 12,3” atrás do volante e outra de 14,9” que faz o papel de central multimídia. 

Para a segurança, os mais avançados assistentes ao motorista de alertas (ponto cego, mudança de faixa e tráfego cruzado traseiro), além de assistentes (de permanência na faixa, estacionamento semiautomático, piloto automático adaptativo), frenagem automática de emergência e em manobras, head-up display e indicador de fadiga, entre outros. 

Serão oferecidas as mesmas versões e idênticas ao modelo importado. A BMW não informou se haverá mudança de preço quando o nacional chegar às lojas, mas a expectativa é que sejam mantidos: hoje a versão XDrive50e X-Line custa R$ 756.950, enquanto a XDrive50e M Sport parte de R$ 806.950 (modelos 24/25). 

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Atualmente, além do novo X5, são produzidos na planta de Araquari os modelos Série 3 (sedã médio de luxo, o líder do segmento), e os SUVs X1, X3 e X4. 

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial.

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