O primeiro barco da Ocean Race a chegar em Itajaí atracou nesta quinta-feira (30), por volta das 18h40min. Após sofrer um dano estrutural no casco, a equipe desistiu da terceira etapa e, por isso, cortou caminho.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
A equipe Guyot Environment – Team Europe, que representa a França e a Alemanha, teve um problema no casco, que apresentava “movimentos anormais”, e precisou retornar à Cidade do Cabo para reforma. Com o atraso, os membros técnicos vieram pelo oceano Atlântico para se prepararem para a próxima fase. Com isso, não ganham pontos.
— A decisão foi tomada. Não tínhamos escolha. Se tivéssemos retomado a terceira etapa e navegado pelo Oceano Antártico até Itajaí, não teríamos tido tempo de nos preparar para a próxima etapa. Estaríamos então sempre atrasados nas outras pernas também — explicou o capitão do Guyot, Benjamin Dutreux, em entrevista publicada no site da prefeitura de Itajaí.
— Em Itajaí, ainda faltam 60% da corrida. Perdemos 20% agora, mas depois estaremos prontos para os 60% restantes — concluiu.
Continua depois da publicidade
Cardápio da The Ocean Race em Itajaí tem opções para todos os gostos e bolsos; confira
Cinco equipes competem na categoria Imoca, que dá a volta ao mundo. Quem garantiu a liderança do ranking ao fim da segunda etapa foram os velejadores da Team Holcim – PRB, da Suíça. Guyot está na lanterna.
O próximo trajeto da competição é até Newport, nos Estados Unidos. A partida é em 23 de abril.
É esperado que mais de meio milhão de visitantes acompanhem a chegada dos cinco veleiros que participam da corrida em Itajaí e que seja movimentado mais de R$ 100 milhões.
Foi montada a Vila da Regata, que terá atrações de entretenimento e feira de negócios, além de atividades educativas realizadas em parceria com escolas do Vale do Itajaí.
Esta é a 5ª vez que a Ocean Race tem Itajaí como parada.
Confira a programação para curtir a Vila da Regata da The Ocean Race, em Itajaí
Veja as equipes que disputam a The Ocean Race 2023
11th Hour Racing Team – Estados Unidos
- Charlie Enright (capitão), Justine Mettraux (membro da tripulação), Simon Fisher (membro da tripulação), Jack Bouttell (membro da tripulação) e Amory Ross (repórter a bordo).
Continua depois da publicidade
Team Malizia – Alemanha
- Boris Herrmann (capitão), Will Harris (membro da tripulação), Nicolas Lunven (membro da tripulação), Axelle Pillain (membro da tripulação) e Antoine Auriol (repórter a bordo).
Guyot Environnement – Team Europe – França e Alemanha
- Benjamim Dutreux (capitão), Robert Stanjek (membro da tripulação), Annie Lush (membro da tripulação), Sébastien Simon (membro da tripulação) e Charles Drapeau (repórter a bordo).
Biotherm Team – França
- Paulo Meilhat (capitão), Anthony Marchand (membro da tripulação), Damien Seguin (membro da tripulação), Sam Davies (membro da tripulação) e Ronan Gladu (repórter a bordo).
Team Holcim – PRB – Suíça
- Kevin Escoffier (capitão), Abby Ehler (membro da tripulação), Sam Goodchild (membro da tripulação), Tom Laperche (membro da tripulação) e Julien Champolion (repórter a bordo).
Continua depois da publicidade
Leia também
The Ocean Race: após retorno para a África, Team Europe está a caminho de Itajaí
Navegando pelos mares: conheça os velejadores da The Ocean Race 2023
Além da corrida: The Ocean Race terá atrações e 80 apresentações musicais