O Hospital São Miguel, em Joaçaba, passou a realizar cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após a contratualização com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade iniciou os procedimentos com a técnica minimamente invasiva de videolaparoscopia, que utiliza uma microcâmera ligada a um monitor, permitindo a cirurgia sem cortes.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os pacientes são encaminhados conforme a ordem cronológica da regulação do Estado e passam por um acompanhamento multidisciplinar, incluindo nutricionistas e psicólogos, além de exames laboratoriais e de imagem. O acompanhamento pós-cirúrgico dura um ano.
Em apenas três meses, entre julho e outubro deste ano, o Hospital São Miguel realizou 365 cirurgias de média e alta complexidade, abrangendo diversas especialidades como ortopedia, urologia, ginecologia, cirurgia geral, vascular, endovascular, neurocirurgia, bucomaxilofacial, coloproctologia e otorrinolaringologia.
A unidade hospitalar, gerida pelo Instituto Maria Schmitt (Imas), conta atualmente com 102 leitos, sendo 20 destinados à UTI adulto, e prevê realizar entre 400 e 600 cirurgias mensais pelo SUS.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Morte de duas pessoas em incêndio na Serra de SC tem reviravolta e suspeito preso
Vereadores de Lages aprovam auxílio-alimentação para próxima legislatura