A primeira vitória no Brasileirão dá novo fôlego ao Avaí na luta contra o rebaixamento. O triunfo por 1 a 0 sobre o Fluminense fez com que a equipe deixasse para trás cinco times na classificação do Brasileirão pós-Copa América. O Leão da Ilha chegou a seis pontos ao ganhar no Maracanã e deixou para trás até mesmo o atual campeão brasileiro, o Palmeiras.
Continua depois da publicidade
A classificação considera apenas as partidas do Brasileirão realizadas após o término do torneio continental de seleções. Ao Avaí, marca o início da passagem do técnico Alberto Valentim.
Desde o título do Brasil sobre o Peru, o Avaí esteve em campo em oito partidas e somou 25% dos pontos em disputa. É o bastante para ficar à frente de outros cinco times.
Na sequência estão CSA, Chapecoense e Goiás, ambos com seis pontos, mas saldo de gols pior que o do Leão. O time goiano, por sinal, tem um jogo a mais.
Depois estão Palmeiras, com cinco pontos, e Fluminense, que foi batido pelo Avaí, com quatro. Vale ressaltar que as duas equipes têm uma partida a menos em relação aos demais. Os times têm partida atrasada pela 16ª rodada, que está programada para o dia 10.
Continua depois da publicidade
Na classificação pós-Copa América o líder, que também lidera o Brasileirão, é o Flamengo, próximo adversário do Avaí. O Fla somou os mesmo 19 pontos que o Corinthians desde o términa do torneio de seleções. A diferença é que os cariocas têm um jogo a menos – o Timão enfrentou o Goiás logo após a competição, em jogo atrasado da 7ª rodada.
Últimos seis jogos
A primeira vitória do Avaí no Brasileirão também faz com que a equipe azurra tenha campanha superior na classificação dos últimos seis jogos. O Leão somou cinco pontos nos últimos seis compromissos. É a mesma quantidade somada por Chapecoense, CSA e Ceará. No entanto, superior em relação ao Goiás (4), Palmeiras (4) e Fluminense (3).
Brasileirão pós-Copa América
1) Flamengo – 19 pontos (saldo 14)
2) Corinthians – 19 pontos (saldo 9)
…
15) Avaí – 6 pontos (saldo -6)
16) CSA – 6 pontos (saldo -7)
17) Chapecoense – 6 pontos (saldo -8)
18) Goiás – 6 pontos (saldo -14)
19) Palmeiras – 5 pontos
20) Fluminense – 4 pontos