As aulas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retornam na segunda-feira (31), de maneira remota. Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina nesta sexta-feira (28), o chefe de gabinete da reitoria Áureo Moraes disse que o trabalho nos últimos meses foi para adequar os processos. Nos próximos dias, alunos e professores vão se adaptar ao novo sistema, para concluir as atividades referentes ao primeiro semestre letivo.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

– Essa semana foi uma verdadeira campanha envolvendo todos, embalando computadores, estudantes retirando equipamentos. Também foram repassados os recursos para quem precisava contratar plano de dados. A primeira semana será de transição, concluir processos e garantir que 100% dos alunos que requereram esse tipo de apoio estejam preparados para acompanhar as aulas – explicou Moraes.

As atividades serão adaptadas à realidade de cada curso, e nesse momento as aulas práticas seguem suspensas em função do coronavírus. Assim que os primeiros casos da Covid-19 foram confirmados no país, a Universidade suspendeu as atividades presenciais em março.

Queda de meteoro é flagrada em Florianópolis; assista ao vídeo

Continua depois da publicidade

Sobre o vestibular de verão, a UFSC ainda não tem nenhum definição, e deve seguir orientações técnicas para definir como será o processo seletivo de novos alunos.

– O que nos apontam os especialistas é que vamos ter essa fase remota, e então o retorno gradual vai depender, e o vestibular se inclui pois concentra muita gente se realizado de forma presencial, de indicadores sanitários. Número de casos, pessoas infectadas, internações, todos esses indicadores vão revelar quando “vira a chave” de fase remota para semi-remota, semi-presencial. Não conseguimos adianta nada ainda – concluiu.

Cinco leis envolvendo animais que causaram polêmica em SC

O vestibular de inverno será com seleção pela nota do Enem e terá inscrições gratuitas, abertas de 13 a 27 de outubro. Os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2017, 2018 e 2019. Serão oferecidas vagas remanescentes do vestibular 2020 em diversos cursos, além de vagas para o curso de Medicina em Araranguá.