Com o objetivo de valorizar o pescado catarinense, e promover os benefícios do consumo desses alimentos, Santa Catarina terá a primeira edição da Semana Estadual de Incentivo ao Consumo de Peixes e Frutos do Mar. A Semana do Pescado começou nesta segunda-feira (2) com uma cerimônia no Mercado Público de Florianópolis, e vai até sábado (7).

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Além de incentivar o consumo de pescados, a iniciativa busca valorizar a tradição pesqueira catarinense e expandir o conhecimento sobre a variedade e qualidade dos peixes e frutos do mar produzidos no Estado.

— Nosso pontapé inicial foi aqui no Mercado Público de Florianópolis pelo simbolismo, mas nossa intenção é que as peixarias e restaurantes de todo o Estado abracem essa iniciativa e possam oferecer seus produtos com desconto nessa nossa semana e assim fomentar as vendas e aumentar o consumo do pescado entre a população — disse o secretário de Estado da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.

A intenção é que a Semana do Pescado estimule a economia local, aumentando o consumo do pescado e levando informações para a população sobre os benefícios nutricionais desses alimentos, que são uma proteína saudável e com apelo gastronômico.

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Estado é destaque nacional

O Estado é reconhecido pela excelência na pesca e se destaca na aquicultura, sendo o maior produtor nacional de ostras e mexilhões, o segundo em algas, vieiras, trutas e carpas, e o quarto em tilápia.

Itajaí, no Litoral Norte, conquistou em 2023 o título de Capital Nacional da Pesca. Além disso, Santa Catarina abriga a maior enlatadora de pescados da América Latina e de sardinhas do mundo.

Os números de exportações de pescado se destacam, assim como de empresas e empregados do setor. Em 2023, foi estimado um valor bruto da produção industrial de R$ 4,08 bilhões, o que representa 61,6% da indústria nacional de pesca.

Uma iniciativa deve auxiliar os maricultores que foram afetados pela suspensão temporária da venda dos produtos em função do fenômeno da maré vermelha. A comercialização e colheita das ostras foi liberada e os produtores poderão acessar uma linha de crédito especial, que faz parte do Programa Pronampe Emergencial.

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Brasil realiza 21ª Semana do Pescado

A Semana do Pescado também acontece em nível nacional, já na 21ª edição, entre os dias 1º a 15 de setembro. A expectativa é que o consumo de pescado aumente em pelo menos 30% em relação ao período normal de vendas.

O cálculo foi divulgado pelo ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolin, idealizador do evento e presidente do International Fish Congress (IFC Brasil). Haverão ofertas de peixes e frutos do mar por parte de diferentes setores produtivos.

— Nós percebemos que a população brasileira está mais consciente em relação a quanto essa proteína é mais saudável e de fácil digestão, muito nutritiva. Há uma demanda crescente do consumo. Passamos de 3,5 quilos para 10 quilos por habitante/ano — afirma o ex-ministro.

A campanha conta com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), criador da Semana do Pescado, em 2003. O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destaca a importância da agenda para o incentivo do crescimento do setor.

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— Soma-se à Semana Santa e às festividades de final de ano, quando peixes e frutos do mar fazem parte da cultura familiar. Em 2023, com a recriação do Ministério da Pesca e Aquicultura, pudemos integrar ações com diversas instituições públicas e privadas focadas na conscientização do consumo saudável do pescado, com resultados positivos — destacou.

*Com informações de Agência Brasil

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