A reabertura da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis será marcada por uma semana de atividades culturais e esportivas nas cabeceiras continental e insular, a partir de 30 de dezembro. Depois de uma série de estudos, a volta do trânsito de veículos deve ocorrer de forma gradual.
Continua depois da publicidade
A ponte foi interditada em 1991 e desde então vem passando por obras de manutenção, mas a reforma total só começou em 2014. De lá pra cá, o investimento é superior a R$ 474 milhões.
A programação de reabertura é parte do projeto Viva a Ponte, que busca reaproximar a comunidade, para que as pessoas conheçam ou confiram de perto as melhorias feitas na reforma, como explicou o governador Carlos Moisés da Silva em entrevista coletiva nesta terça-feira (19).
— Queremos trazer as pessoas a vivenciarem um pouco da história da Ponte Hercílio Luz, de como foi restaurada. O que acontecerá até 20 de março, quando encerra o contrato e ocorre o encerramento definitivo das obras, é um rito de aproximação.
Editais abertos
Os interessados em integrar a programação com apresentações de música, teatro, dança, circo, audiovisual e outros, ou fazer fazer demonstrações de esportes como slackline e rapel, ou ainda participar de um desfile de carros antigos podem se inscrever no site do governo.
Continua depois da publicidade
Os selecionados por uma comissão do governo do Estado serão divulgados entre 30 de novembro e 5 de dezembro, dependendo do edital. Também podem se inscrever interessados em vender alimentos e bebidas durante o evento.
— A iluminação cênica não ficará pronta neste primeiro momento, temos uma iluminação funcional. No momento em que a iluminação se estruturar, a gente passa a ter atividades noturnas com a comunidade. A partir daí, ocorre a abertura para o trânsito de veículos — afirmou.
Manutenção
Conforme Carlos Moisés da Silva, o governo trabalha com a perspectiva de que esta aproximação da ponte com as pessoas possa inspirar parcerias público-privadas que ajudem na manutenção da estrutura.
— As pessoas vão fazer registros históricos, fotográficos e vão ter um espaço de consumo, que é o que a gente quer fazer com parcerias público-privadas, que vão ajudar na manutenção. Essa ponte chegou a ponto de ser interditada por falta de manutenção preventiva — explicou.
Continua depois da publicidade
O teste de cargas sobre a ponte deve ocorrer de 16 a 20 de dezembro. No fim da obra, conforme Moisés, o governo deve receber dos técnicos envolvidos um manual para manutenção da ponte. Depois disso, uma licitação deve definir a empresa que vai monitorar as condições e a necessidade de manutenção preventiva.
A instalação da iluminação funcional é parte da reforma, mas para a iluminação cênica deve ser aberta uma nova licitação para execução do trabalho.
Confira o vídeo que explica o movimento natural da ponte Hercílio Luz: