A segunda-feira de volta para a casa depois do feriadão foi parecida com o domingo no Morro do Formigão, em Tubarão, com a diferença que o período da manhã foi ainda mais calmo. Com muita gente antecipando a viagem para o fim de semana, a segunda começou com trânsito tranquilo nos dois sentidos no trecho Sul da BR-101, o que ocorreu também em boa parte da tarde.
Continua depois da publicidade
O primeiro pico do movimento aconteceu somente ao meio-dia, seguindo até por volta de 14h. Mesmo assim, o congestionamento não passou dos 3 km em nenhum dos sentidos da rodovia federal.
O fluxo voltou a aumentar consideravelmente entre 17h e 18h30min, muito por conta de um acidente leve na Ponte Cavalcanti, apenas com danos materiais, que acabou afetando os dois lados do tráfego. Antes e depois disso, apenas filas pontuais e curtas, que, como no domingo, não demoravam mais de meia hora para serem percorridas.
No sentido Sul, o movimento era principalmente de gaúchos voltando depois de passar o Réveillon em Santa Catarina. No sentido Norte, o fluxo era majoritariamente de turistas, principalmente argentinos, que fizeram o contrário: comemoraram a virada onde moram e depois rumaram para cá.
Continua depois da publicidade
Caminhões-carreta prejudicaram o tráfego
O que contribuiu para complicar o trânsito na região foi o retorno dos caminhões-carreta com dimensões excedentes, após a restrição das 16h à meia-noite de domingo por conta de medida da Polícia Rodoviária Federal justamente para desafogar as BRs. E, para piorar, muitos veículos acabaram usando o acostamento ou a marginal para cortar caminho.
O dia também foi para reforçar a impressão que se teve no fim de semana, de que a situação no Morro do Formigão é naturalmente melhor do que a que ocorria na antiga Ponte de Cabeçudas, em Laguna.
— Lá tínhamos quilômetros de pista simples, aqui são alguns metros. Continua sendo um gargalo da BR-101, mas é bem mais tranquilo do que era em Laguna antes da Ponte Anita Garibaldi — destacou o inspetor Daniel Souto, da PRF de Tubarão.
Continua depois da publicidade
Filas no trecho Norte
A primeira segunda-feira de 2016 teve muitas filas no trecho Norte da BR-101. A lentidão começou já pela manhã e atingiu o ápice ao longo da tarde, quando o congestionamento chegou a 30 quilômetros no sentido Paraná, entre Itapema e Navegantes.
Já em Florianópolis, o dia foi de muitos congestionamentos nos deslocamentos pela cidade. O principal problema ocorreu para quem se deslocava em direção ao Norte e ao Leste da Ilha. Um caminhão quebrou na SC-401, perto do bairro João Paulo, e provocou um efeito dominó no trânsito da cidade. Por volta de 16h30min, a fila começava embaixo da Ponte Hercílio Luz para quem entrava na Avenida Beira-Mar.
Também havia congestionamento na entrada da cidade, ao longo da Via Expressa Continental e também na região da Lagoa da Conceição. A expectativa é que o trânsito continue bastante intenso na cidade nos próximos dias, e a dica é para adiantar a saída de casa em caso de compromissos previamente agendados.
Continua depois da publicidade