A primeira pesquisa eleitoral do segundo turno feita pelo instituto Ipec em Santa Catarina, contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta terça-feira (18), mostra o candidato Jorginho Mello (PL) com 59% das intenções de votos totais. Décio Lima (PT) tem 26%.
Continua depois da publicidade
Live com colunistas do NSC Total avalia cenário do 2º turno em SC
Receba notícias do DC via Telegram
O número de entrevistados que declararam voto nulos ou brancos foi de 9%. Outros 6% não sabem ou não responderam.
Segundo o instituto, Jorginho Mello tem menções mais acentuadas entre eleitores evangélicos (67%) e católicos (60%) em relação aos que declararam ter outras regiões ou não ter. Também se sobressai entre eleitores com mais de dois salários mínimos. Já Décio Lima tem o melhor desempenho justamente entre eleitores de até dois salários mínimos, onde chega a 37%.
Continua depois da publicidade
Na última pesquisa Ipec antes do primeiro turno, Jorginho já vencia a simulação de segundo turno contra Décio, na ocasião com vantagem de 47% das intenções de votos contra 26% do petista.
Os números correspondem aos votos totais da pesquisa estimulada, quando os entrevistados respondem em quem votariam a partir da lista de candidatos confirmados para as eleições.
Quando considerados apenas os votos válidos, formato usado pela Justiça Eleitoral para a totalização do resultado oficial da eleição e que desconsidera votos brancos e nulos, a vantagem do candidato do PL ainda tem aumento. Jorginho tem 69% e Décio, 31%.
A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 18 de outubro e entrevistou 800 pessoas em cidades de SC. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.
Continua depois da publicidade
Grau de definição do voto
A primeira pesquisa Ipec/NSC do segundo turno em SC também avaliou o grau de decisão dos eleitores, questionando se a escolha do candidato já é definitiva ou se ainda pode mudar até o dia da votação.
Entre os entrevistados, 83% responderam que a decisão é definitiva e 16%, que a escolha do candidato pode mudar até o dia da votação.
A pesquisa também apresentou o nome dos dois candidatos e pediu que os entrevistados escolhessem a frase que melhor define a relação com ele. As opções eram “com certeza votaria nele para governador de Santa Catarina”, “poderia votar nele para governador de Santa Catarina”, “não votaria de jeito nenhum para governador de Santa Catarina” e “não o conheço o suficiente para opinar”.
Décio Lima teve maior menção de eleitores que declararam que não votariam nele de jeito nenhum, com 41%, contra 16% de entrevistados que relacionaram essa frase a Jorginho Mello. Já entre os que com certeza votariam, Jorginho somou 46%, contra 19% que demonstraram convicção sobre o voto no candidato do PT ao governo.
Continua depois da publicidade
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Chance de vitória
Outro indicador avaliado na primeira pesquisa Ipec foi a chance de vitória no ponto de vista dos eleitores. Os entrevistados precisaram responder quem eles acreditam que vai vencer a eleição, independentemente da sua intenção de voto.
O candidato mais citado foi Jorginho Mello, com 69%, contra 15% que acreditam na vitória de Décio Lima. Outros 16% não sabem ou não responderam a essa pergunta.
O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.
FICHA TÉCNICA
Pesquisa Ipec — Inteligência em Pesquisa e Consultoria
Período avaliado: entre 16 e 18 de outubro de 2022
Amostra: 800 eleitores, em 40 municípios
Margem de erro: a máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Continua depois da publicidade
Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação
Registro no TRE: sob o número SC-08056/2022
Registro no TSE: sob o número BR-09340/2022
Leia também
Bolsonaro grava pedido de desculpas por vincular meninas venezuelanas à prostituição
Lula se reúne com evangélicos e deve apresentar carta de compromisso
SC chega a 42 denúncias de assédio eleitoral, diz MPT
Michelle e Damares vem a Santa Catarina em busca do voto feminino em Bolsonaro