A previsão de primeira neve do ano em Santa Catarina, que começa a valer na noite desta terça-feira (9) e pode ocorrer até a madrugada de sexta (12), pode ser acompanhada de chuva congelada e muita umidade. O fenômeno depende de uma série de condições climáticas como umidade do ar e temperatura perto de 0 grau, o que pode fazer com que a neve não ocorra.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, a forte umidade que deve permanecer sobre o Estado no decorrer desta semana faz com que a previsão de neve na Serra de SC projete uma condição pequena para o fenômeno, com ocorrências localizadas.

A forte umidade também é o motivo da previsão de chuva congelada — quando a gota de chuva vem congelada no meio do caminho, antes de chegar à superfície. A possibilidade maior de ocorrência do fenômeno é entre quinta e sexta-feira.

Caso se confirme, a neve a ser registrada na Serra de SC também deve ser do tipo úmida. A principal característica dela é uma maior dificuldade de acúmulo na superfície, já que ela se assemelha a um gelo derretendo.

Continua depois da publicidade

Se houvesse uma massa de ar mais seco mais próxima à região, ocorreria a neve seca, que tem pouco teor de água e costuma formar as paisagens tradicionais de neve.

Outra particularidade da possível ocorrência de neve nesta semana é que ela ocorre mais tardiamente do que os registros dos últimos anos. Em 2023, por exemplo, a primeira ocasião em que a Serra de SC teve neve foi ainda em abril. Em 2022, a ocorrência foi em maio.

Segundo o meteorologista, o aumento das temperaturas médias também contribui para que o fenômeno de neve seja menos frequente.

— Com cada vez mais calor nos invernos, os meses têm ficado mais quentes, isso tem favorecido a cada vez menos termos neves mais abundantes, mais amplas — avalia Martins.

Continua depois da publicidade

Leia também

Primeira neve do ano em SC pode chegar nesta terça-feira devido a combo climático

Casal de Florianópolis fica preso em nevasca na Argentina: “História para contar”

Fotos de 1983 revelam estragos e o drama de uma das maiores enchentes de Blumenau