Pela primeira vez nos 54 anos de história, a Furb terá uma mulher no comando da reitoria. Márcia Cristina Sardá Espíndola, 47 anos, toma posse nesta quinta-feira, em uma cerimônia agendada para as 19h30min, no Teatro Carlos Gomes. Ela venceu a eleição ao lado de João Luiz Gurgel Calvet da Silveira, com 51,47% dos votos, no segundo turno. Os dois ficarão à frente da instituição até 2023.

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao Santa antes da eleição defendeu conhecer as potencialidades e fragilidades da universidade, o que a credenciava para o cargo. Márcia falou à reportagem sobre os desafios econômicos da instituição e a importância de linhas de financiamento estudantil. No ponto de vista arquiteta e professora, parcerias e editais podem ser o caminho.

– Acreditamos em outras formas de aporte. Temos o Complexo de Saúde, dá para fazer muitos convênios com as prefeituras. No Centro Tecnológico também. Temos potencial grande de arrecadação através de editais. Os combustíveis de Santa Catarina e Paraná, por exemplo, são analisados na Furb. Isso foi através de editais. Outra área forte é na Engenharia Elétrica são os editais da companhia elétrica do Rio Grande do Sul. No ano passado fechamos dois editais com eles, que somavam mais de R$ 2 milhões – disse à época.

Segundo ela, com esse dinheiro seria possível viabilizar bolsas para alunos, mestrado, doutorado. De acordo com a futura reitora, uma pesquisa interna da universidade aponta que entre 60% e 70% dos acadêmicos precisam de algum tipo de financiamento.

Ao colunista Pedro Machado, Márcia reiterou ainda que uma das prioridades será desburocratizar processos internos, que permitirão um foco maior no aspecto pedagógico e na produção de conteúdo.

Continua depois da publicidade