São Miguel do Oeste, no Oeste catarinense, registrou o primeiro caso de morte por Influenza no ano neste domingo (29). Segundo informações da Secretaria de Saúde, a vítima, de 57 anos, não apresentava comorbidades.

Continua depois da publicidade

O homem morreu após sofrer uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) decorrente da Influenza. A vítima estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

Maioria das mortes por Influenza em SC é de pessoas acima dos 50 anos; veja perfil dos casos

Após a confirmação do caso, a Secretaria de Saúde emitiu uma nota informando a baixa adesão da população a vacina contra a influenza no município. Confira:

Apenas 40% do público-alvo recebeu a dose da vacina, enquanto a meta recomendada é de, no mínimo, 85%. A vacina segue disponível em todas as unidades básicas de saúde e é fundamental para prevenir casos graves e óbitos, especialmente entre os grupos prioritários: idosos, crianças, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas.

Continua depois da publicidade

O Hospital Regional registra, atualmente, lotação máxima na UTI, e o pronto-socorro apresenta alta demanda de atendimentos por síndromes gripais. O mesmo cenário pode ser observado nas Unidades Básicas de Saúde e UPA 24 horas. A população é orientada a adotar medidas de prevenção, como o uso de máscaras ao apresentar sintomas respiratórios, evitar aglomerações e ambientes fechados, manter a higiene das mãos e praticar a etiqueta da tosse.

Formas de prevenção

Para se prevenir contra a Influenza, além da vacinação, é importante:

  • Manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas e correntes de ar; 
  • Usar máscaras quando apresentar sintomas respiratórios;
  • Evitar contato próximo com pessoas com sintomas gripais;  
  • Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar;
  • Utilizar a etiqueta respiratória (cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar com o antebraço e descartar lenços e máscaras usadas no lixo);  
  • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas;
  • Limpar e desinfetar superfícies e objetos que entram em contato frequente com mãos;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.

Leia mais

Homem que matou companheira grávida na frente da filha de 7 meses será julgado em SC

Cataratas são interditadas devido à chuva intensa no Oeste de SC