A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (20). Ela ocupava o posto há 45 dias, em substituição a Boris Johnson, e passou a se tornar, assim, a premiê com menor de tempo na função, segundo a imprensa britânica.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Truss era alvo de pressão do mercado financeiro, viu dois ministros deixarem o governo e perdeu apoio de parlamentares do próprio Partido Conservador britânico, pelo qual foi escolhida ao cargo, por ter proposto um plano econômico que previa corte amplo de impostos e um empréstimo para cobrir o rombo das contas públicas.
Durante um breve discurso de renúncia, proferido nos arredores de Downing Street, residência oficial de quem ocupa o posto de premiê, ela destacou o cenário de instabilidade econômica e internacional em meio ao qual assumiu o cargo e o plano para lidar com a situação que acabou frustrado por falta de apoio.
— Eu reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador — afirmou Truss.
Continua depois da publicidade
A agora ex-premiê também comunicou que deve haver uma eleição para a escolha de uma nova liderança a ser concluído até a próxima semana.
Leia mais
Brasileiro pinta Rainha Elizabeth II com pixels de ouro e é premiado em Londres
Rei Charles III tem início de reinado com discrição e incertezas nos bastidores