Foi finalizada na madrugada desta quinta-feira (6) a primeira fase da transferência de carga da ponte Hercílio Luz. Cerca de 80% do peso da ponte, aproximadamente 1,7 mil toneladas, voltou a ser sustentado pela própria estrutura pênsil. O trabalho, que teve início na noite de segunda-feira (3), foi finalizado por volta das 2h30min e é considerado decisivo para o projeto de restauração do cartão-postal catarinense.
Continua depois da publicidade
A primeira transferência de carga ocorreu em 2017. Na ocasião, a Hercílio Luz foi levantada cerca de 1,8 metros para que o peso fosse deixado sobre as estruturas provisórias, que sustentou a ponte até esta madrugada.
Durante o procedimento, que durou mais de um ano, foram substituídos 28 cabos pendurais e 360 barras de olhal, responsáveis por manter a ponte elevada.

Rumo à reta final
O próximo passo é desmontagem da estrutura provisória superior e, em seguida, será iniciado o processo de colocação do piso da pista do vão central, conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura do Estado. Posteriormente, será dado continuidade à construção das passarelas para pedestres e ciclistas transitarem no local.
Está previsto para o mês de setembro a etapa final que irá transferir para a estrutura original os 20% da carga que ainda são sustentados pelo suporte temporário.
Continua depois da publicidade