Um calendário regional que tem eventos gastronômicos praticamente todos os meses e grandes encontros cervejeiros em todas as épocas do ano. Sommerfest em janeiro, Festival Brasileiro da Cerveja em março, Oktoberfest em outubro e, agora, um internacional em junho. Com foco nas marcas internacionais, começa nesta quinta-feira o 1º Blumenau International Beer Festival.

Continua depois da publicidade

O funcionamento lembra o do Festival Brasileiro. Cada cervejaria tem um estande e o público ganha na entrada um copo com três marcações: 100, 200 e 300 ml. Com a moeda própria do evento (o Ninkasi), o visitante compra quanto quer e pode experimentar os diversos estilos de cerveja, além de adquirir garrafas e outros suvenires para levar. Com foco nas marcas estrangeiras, o International Beer Festival tem 20 expositores e 115 rótulos confirmados. A maioria é de marcas internacionais, mas algumas brasileiras estarão presentes.

Além da nacionalidade das bebidas, a maior diferença entre os festivais é o espaço. Menor, o novo evento ocupará apenas o Setor 1 da Vila Germânica e ganhou atenção especial na decoração:

– No Festival Brasileiro todos os estandes têm tamanho e estilo padrão. No internacional, eles são diferentes, têm espaço para criação. Há um cuidado adicional na decoração agora, tornar o pavilhão mais aconchegante, com opções diferenciadas de gastronomia também – explica o presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck.

Sem contar com uma expectativa de público, a organização espera usar a primeira edição para “apresentar” o evento, que nos planos da Vila Germânica deve, em 2020, passar a ter simultaneamente a Feira Brasileira da Cerveja e até mesmo o Concurso Brasileiro, que atualmente ocorrem durante o festival de março.

Continua depois da publicidade

– Na edição do ano que vem já esperamos ter mais países presentes, mas o plano é manter o evento menor, em um setor, e ter a feira e o concurso junto. O Festival Brasileiro já tem vida própria e cresceu demais e já comporta uma data sozinho – diz Stodieck.

Calendário cervejeiro impulsiona economia

Na Capital Brasileira da Cerveja, festas que têm a bebida no centro das atenções se tornaram um atrativo para o turismo em Blumenau e no Vale. Presidente do Convention & Visitors Bureau, Develon da Rocha, diz que até 50 segmentos do comércio e serviços são impulsionados durante eventos na região:

– Oktoberfest é super importante e vende Blumenau para o Brasil, mas representa apenas 5% do calendário. É importante trabalhar o turismo regional do Vale Europeu o ano inteiro, e os organizadores estão vendo a oportunidade. Novidades são boas para o turista e para o morador.

Serviço

Blumenau International Beer Festival

Quando: de quinta-feira até sábado

Onde: Setor 1 do Parque Vila Germânica (Blumenau)

Quanto: quinta-feira gratuito, nos outros dias R$ 20 (ou no combo de sexta e sábado por R$ 30)

Cervejarias confirmadas

Internacionais

Hofbräuhaus (Alemanha)

Schneider Weisse (Alemanha)

Schlenkerla (Alemanha)

Köstritzer (Alemanha)

König Pilsener (Alemanha)

Licher (Alemanha)

Nacionais

Alles Blau

Antídoto

Blumenau

Container

Eisenbahn

Leopoldina

Bodebrown

Verace

Kiezen Ruw

Hunsrück

Stannis

Lohn Bier

Lassberg

Petra