Projeto pioneiro a nível nacional, o Passeio do Mar, empreendimento em fase de construção no bairro Cacupé, em Florianópolis, será o primeiro residencial multifamiliar de alto padrão modular do país. As obras tiveram início em maio de 2023 e a expectativa da GND Incorporadora é de que a entrega ocorra em setembro de 2025, com 30 apartamentos de 2 a 4 suítes.
Continua depois da publicidade
Na construção modular, todo o processo ocorre com etapas, com módulos fabricados fora do canteiro de obras, posteriormente transportados e montados para formar casas ou prédios. No caso do Passeio do Mar, a construção vai contar com blocos independentes e fabricados pela VISIA, uma das precursoras deste método construtivo no Brasil. Ao todo, serão cerca de 300 módulos, com duas dimensões distintas, incluindo estruturas de 7 metros de comprimento por 3 metros de largura e aquelas de 6 metros de comprimento por 3 de largura, todos com 3,5 metros de altura.
Segundo a incorporadora GND, que reforça seu compromisso com construções de menor impacto ambiental e maior desempenho ao adotar essa metodologia, é possível gerenciar a geração de resíduos durante e após a obra, incluindo possível reuso e reciclagem, diminuindo descartes desnecessários. A companhia aponta ainda que a obra tende a ser 30% mais veloz.
Para o responsável pelo projeto arquitetônico no escritório ARK7, Leandro Rotolo, a arquitetura modular não tem nada de monótono: são diversas as possibilidades de ação na construção civil a serem aplicadas para que as unidades sejam diferenciadas e o empreendimento proporciona, além da qualidade exigida para clientes de alto padrão, diferenciais entre unidades do projeto, que atendam aos diferentes objetivos e metas de vida dos clientes e futuros moradores ou investidores.
— Nesse sentido, o Passeio do Mar é um depoimento expresso de como podemos incorporar todos os benefícios da industrialização e da precisão para um empreendimento que é bastante disruptivo, pois oferece uma gama enorme de tipologias habitacionais — aponta Leandro Rotolo.
Continua depois da publicidade
Benefícios da construção modular
A metodologia traz como benefícios maior agilidade em relação à construção tradicional, o que leva à maior utilização no setor imobiliário mundial. Com produção dos módulos em locais fechados, o fator clima não interfere no andamento dos processos. Além disso, outras partes da obra podem ser construídas de forma simultânea, já que não atrapalham a construção dos módulos nas fábricas. Evitar falhas e retrabalhos, reduzir a geração de entulhos e desperdícios também são benefícios elencados por especialistas, que atestam a qualidade desse tipo de metodologia.
Maior eficiência e agilidade levam à maior produtividade durante os processos de fabricação. Controle de resíduos na obra, diminuição da poluição sonora e física gerada pelos resíduos, customização, controle de qualidade e mobilidade facilitada também são pontos destacados como benefícios pela incorporadora.
A construção modular ajuda a evitar o desperdício e controlar a destinação correta de insumos utilizados durante a obra, que ocorre dentro da fábrica. De acordo com a GND, nesse processo, 90% dos insumos são consumidos nas unidades fabris, ou seja, o direcionamento dos resíduos para ambientes controlados é facilitado, para que o tratamento adequado seja realizado.
A construção modular não utiliza água na maior parte de seus procedimentos e as edificações contam com materiais tecnológicos, aliados a acabamentos de qualidade e com maior resistência e durabilidade.
Continua depois da publicidade
Ainda, paredes de construções modulares são mais espessas, levando a maior isolamento térmico e acústico. A construtora destaca que os módulos possuem menor variação de temperatura e umidade, o que contribui para maior estabilidade do ponto de vista térmico e reduz a necessidade de usar equipamentos como ventilador e ar-condicionado para climatização de ambientes.
Edificação multifamiliar modular de alto padrão
Projetado com a inovadora tecnologia da construção modular, o Passeio do Mar estará localizado a poucos passos do mar e integrado à Praça do Cacupé através de amplas sacadas com vista aberta e um generoso living. Com design amplo e moderno, boa ventilação, os apartamentos ainda proporcionam conforto termoacústico, o que torna a temperatura interna com menor potencial de oscilação e leva a uma necessidade menor de consumo de energia.
A construção modular industrializada tem um aspecto sutil, com arquitetura que se integra ao verde da região e harmoniza com o ecossistema local. Como a construção modular usa vigas e pilares que ocupam menos espaço, o pé direito e a área útil dos apartamentos serão maiores em relação a edificações que usam processos considerados tradicionais. O resultado é um ambiente amplo, arejado e integrado a uma praça e um pátio para uso comum.